O restaurante do hotel Canfranc Estación, um Royal Hideaway Hotel, foi distinguido com o seu primeiro Sol Repsol na Gala de Soles Guía Repsol 2025, realizada no passado 17 de março, em Tenerife. O restaurante Canfranc Express, localizado numa carruagem remodelada do século 20, tornou-se parte do Guia Repsol 2025 após menos de dois anos desde a sua abertura, período durante o qual já obteve a sua primeira estrela MICHELIN.
A proposta gastronómica do chef Eduardo Salanova e de Ana Acín, chefe de mesa e sommelier do restaurante, acrescenta mais um reconhecimento após dois anos desde a abertura do Canfranc Estación, período em que não deixou de receber elogios. O Canfranc Express, inaugurado no início de 2023 após a remodelação abrangente da histórica Estação Internacional de Canfranc, em Huesca, é o projeto gastronómico mais ambicioso deste hotel.
Uma viagem gastronómica pela alta cozinha aragonesa
O Canfranc Express nasceu com o objetivo de recuperar o legado culinário aragonês e despertar emoções através de sabores e produtos típicos da região através de técnicas vanguardistas, preservando em todos os momentos a essência da melhor gastronomia local. Salanova e Acín oferecem uma viagem gastronómica exclusiva para 8 comensais que recria a história da estação ferroviária de Canfranc, e transporta o viajante para uma experiência de novos destinos. A primeira passagem do menu é um aperitivo inspirado num prato criado no final do século XIX no vale de Aragão.
Seguem-se outros pratos com fortes raízes na terra, entre os quais se destacam a “Pintada e beterraba”, com pintadas selvagens criadas em Los Monegros, a “Trilogia Ternasco”, uma sequência de três pratos em que o cordeiro dos Pirenéus é o protagonista, em homenagem à cozinha francesa e ao passado histórico da estação como ponto de união entre Espanha e o país vizinho.
Finalmente, chega o culminar perfeito, um limpa-palato vegetal muito especial: “batata, aipo e verduras amargas”. Trata-se de um “namelaka de aipo com gelado de topinambur e espuma de cerveja”. O companheiro de viagem ideal é a harmonização com uma seleção de vinhos que formam o par perfeito para alcançar uma experiência gastronómica única.
“Este Sol Repsol reafirma, uma vez mais, o nosso compromisso em fazer da província de Huesca, e mais especificamente de Canfranc, um destino de referência na alta-cozinha. Este é um novo reconhecimento de toda a equipa que faz parte da Canfranc Express, um impulso para continuar a oferecer uma experiência única que leva os comensais numa viagem no tempo que enaltece a gastronomia da terra através de receitas inovadoras e propostas em que a qualidade é protagonista”, afirma o chef Eduardo Salanova.
Na sequência deste novo reconhecimento do restaurante Canfranc Express, o Barceló Hotel Group passa a contar com 10 “Sóis” Repsol na sua oferta gastronómica, confirmando a sua aposta na alta gastronomia local, com especial destaque para os produtos Quilómetro 0.