Home » Música & Eventos » Concertos* » Richie Campbell lança “In The 876” no Museu da Carris em Alcântara

Richie Campbell lança “In The 876” no Museu da Carris em Alcântara

O Museu da Carris em Alcântara é no próximo dia 8 de Maio, o palco do lançamento do novo trabalho de Richie Campbell, “In The 876”, festa que contará com a participação do mítico David Rodigan, da BBC, importante divulgador da cultura musical jamaicana e a que o Red Bull Sound System se associa.

Verdadeira celebração do espírito comunal jamaicano, esta iniciativa pretende reunir a comunidade lisboeta perante um som capaz de fazer abanar os corpos e libertar o espírito.

Mas o que é, afinal, um sound system? Um sistema de som, de acordo com os princípios aprimorados por décadas de tradição na Jamaica, é mais do que um conjunto de caixas acústicas e amplificadores. O facto de ser normalmente fabricado por quem o utiliza, só reforça a ideia de fuga â norma e o estabelecimento de laços estreitos entre quem faz, quem divulga e quem ouve esta música. Um sistema de som é tudo isso: o equipamento, os discos, os selectors, quem escolhe os discos, os toasters, quem pega no microfone, os técnicos que operam e fabricam todas as peças, mas também o público que responde ao delicado bailado de frequências.

O Red Bull Sound System vai regressar à atividade para celebrar esse espírito, suportando os graves, médios e agudos de que se faz o novo disco de Richie Campbell que nos promete para o Museu da Carris um verdadeiro momento de celebração e partilha com direito a tudo o que se possa imaginar: música, pois claro, energia, uma lenda viva em palco, espírito de Kingston em Alcântara, vibração universal, graves bem definidos e ondulantes. Para abanar o corpo e libertar o espírito.

Em 2004 a Red Bull Music Academy conduziu uma experiência inédita em Portugal quando promoveu a iniciativa How To Build a Sound System. Foi a primeira vez que a Red Bull Music Academy saiu do seu local de nascimento para operar noutro país! Mike, Bunny e Jenny – verdadeiros ativistas do mítico Notting Hill Carnival e participantes no lendário Saxon Sound System, vieram até Lisboa e durante algumas semanas ajudaram um grupo local de músicos e djs a construir de raiz o primeiro sound system devedor da tradição jamaicana de que há memória em Portugal. Entretanto, nestes 11 anos, muito mudou em Portugal, pois claro. Expandiu-se a cultura dos sound systems e os próprios sons a ela associados.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.