Site icon Ipressjournal

Rita Pires regressou a vencer na Figueira da Foz

Rita Pires regressou a vencer na Figueira da Foz

O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2023, começou da melhor maneira na Figueira da Foz, com muitas emoções, culminando com a vitória de Joel Rodrigues, campeão nacional em título e da lendária Rita Pires, naquela que é a história do dia: o regresso da 11 vezes campeão nacional, de 44 anos, à competição, após um afastamento de vários anos.

Começando pela competição feminina e pelo regresso emocionante de Rita Pires, a bodyboarder da Costa da Caparica entrou a ganhar na primeira bateria do dia e nunca mais parou: ganhou as três baterias em que esteve envolvida, tendo virado a final na última onda frente a Joana Schenker. Filipa Broeiro, a campeã nacional em título ficou em terceiro e Mariana Rosa, que parece ter voltado à boa forma de anos anteriores, fechou o pódio.

Figueira da Foz é um sítio especial para mim, surfei aqui muitos anos e as coisas acabaram por fluir. E depois estava tranquila, sem pressão e fui evoluindo na escolha de ondas ao longo do campeonato. Na final, passei o heat quase todo em segundo lugar e sem grande requisito para vencer e acabou por acontecer na última onda”, explicou Rita.

Rita Pires somou um 4,75 e um 5,90 que superou Joana Schenker que tinha na sua conta um 4,25 e um 6,00.

Entretanto, na prova masculina, com alguns dos principais candidatos a ficarem pelo caminho como Manuel Centeno, nos quartos de final, e Daniel Fonseca nas meias-finais, durante um dia em que as ondas no Cabedelo da Figueira da Foz se apresentaram entre o clássico, de manhã, e mais cheias e difíceis da parte da tarde, chegaram à final Joel Rodrigues, Hélio Conde, Jaime Jesus e Ricardo Rosmaninho.

Joel acabaria por ganhar (6,50 e 4,80), mas só muito perto do fim de uma bateria dominada quase totalmente pelo veterano Hélio Conde “Laranja” (7,25 e 3,90), com o local Jaime Jesus e o vice-campeão nacional Ricardo Rosmaninho à espreita, mas sem sucesso, tendo Jesus ficado no terceiro posto e Rosmaninho no quarto lugar.

É a melhor maneira possível de começar um ano e uma defesa de título, ainda por cima numa etapa em que nunca consegui bons resultados como é o caso da Figueira. Ainda por cima em condições muito difíceis, em que a escolha de ondas e a estratégia é que definiram quem ganhava”, afirmou Joel Rodrigues, concluindo: “O objetivo continua o mesmo, de vencer todas as etapas em que participar e sempre a pensar no título.”

O Calendário

1a Etapa: 1/2 Abril – Figueira da Foz
2a Etapa 6/7 Maio – Santa Cruz
3a Etapa – 2/3 Setembro – Sintra
4a Etapa – 30 Set /1 Out – Matosinhos/Porto
5a Etapa – 4/5 Novembro – Peniche

Partilhe:
Exit mobile version