Site icon Ipressjournal

Roberta Metsola: A Europa é a esperança

Roberta Metsola: A Europa é a esperança

Roberta Metsola, a Presidente do Parlamento, que esteve de visita a Portugal, na passada quinta e sexta feira, destacou a importância da Europa estar à altura dos desafios globais da atualidade. Afirmando que “O mundo precisa da Europa no seu melhor. Precisamos desta esperança”.

No discurso que proferiu nas Conferências do Estoril 2022, a Presidente do PE, deixou uma mensagem: “A Europa é uma escolha, uma escolha feita por países que compreenderam que dispomos de mais oportunidades quando permanecemos unidos. Nós escolhemos a Europa”.

Discursando alguns dias antes do debate sobre o estado da União, a Presidente Metsola salientou que há decisões que têm de ser tomadas, e rapidamente. “A Europa tem o poder de se transformar, mas temos de encontrar a coragem política para dar esse passo em frente e mudar o mundo. Podemos e devemos. Porque se não escrevermos o futuro, este será redigido por outras mãos e o fim da história será muito diferente”.

Sobre a invasão ilegal da Ucrânia, país soberano, declarou: “Orgulho-me da forma como a Europa reagiu. Apoiámos a Ucrânia, prestámos ajuda militar e apoio político e diplomático, acolhemos milhões de pessoas em fuga e concedemos financiamento a uma escala sem precedentes. A medida política mais significativa foi a concessão à Ucrânia do estatuto de país candidato à União Europeia, porque a Ucrânia precisa de esperança. A Ucrânia está a lutar pela Europa e não a abandonaremos”.

A respeito das medidas para combater a inflação, declarou: “As pessoas estão preocupadas com a forma de pagar as suas faturas, de chegar até ao final do mês e com o mundo que vão deixar aos seus filhos. A Europa deve estar à altura dos desafios. Quer se trate do custo de vida, dos preços da eletricidade, das alterações climáticas, da defesa ou da segurança alimentar. A única forma é seguirmos unidos. Há decisões que podemos tomar agora para limitar as consequências: colocando limites às faturas, melhorando os nossos sistemas de fixação de preços ou dissociando o preço da eletricidade do gás – para aliviar as pressões imediatas, enquanto aplicamos estratégias a longo prazo. Se alguma vez existiu um momento para “mais Europa”, esse momento é aqui e agora”.

“A Europa só sobreviverá se lutarmos por ela. Se deixarmos de a considerar um dado adquirido. Se compreendermos e explicarmos os seus benefícios. Se nos opusermos àqueles que estão determinados a enfraquecê-la. Se formos capazes de realizar reformas e de reinventar o nosso projeto” sublinhou Roberta Metsola.

Na sequência das conclusões da Conferência sobre o Futuro da Europa, a próxima etapa deve ser uma Convenção. “Trata-se de garantir que continuamos a realizar debates no sentido de deixar uma Europa preparada para a próxima geração. Não podemos correr o risco de nos atrasarmos por a nossa burocracia ser demasiado morosa ou permitir que prevaleçam interesses particulares. A última grande reforma teve lugar há uma geração. Sabemos que o que antes funcionou para uma UE a 15 tem os seus limites para uma UE a 27 e já não será adaptado a uma UE a 32 ou a 36. É chegado o momento”.

Apesar das muitas mudanças e das duras realidades que o mundo enfrenta, Roberta Metsola concluiu: “Estou otimista. Estou convicta de que, graças à Europa, o mundo de amanhã será melhor do que aquele que deixamos para trás. Tenho muita esperança. Esperança no futuro, esperança na próxima geração. Creio nas possibilidades do nosso tempo e, quando olho para os jovens de toda a Europa, sei que o futuro será radiante”.

europarl.europa.eu

Partilhe:
Exit mobile version