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Rob√ī e jogo inclusivos para brincar e aprender

Rob√ī e jogo inclusivos para brincar e aprender

A investigadora do Interactive Technologies Institute (ITI), Ana Cristina Pires, apresentou recentemente o projeto TACTOPI numa conferência internacional, um trabalho desenvolvido em colaboração com Hugo Nicolau, também do ITI, e com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O TACTOPI √© um ambiente multissensorial inovador concebido para revolucionar a rob√≥tica inclusiva e l√ļdica para crian√ßas com capacidades visuais mistas. A recente investiga√ß√£o j√° demonstrou o potencial do TACTOPI na promo√ß√£o de comportamentos inclusivos, na melhoria das compet√™ncias sociais, cognitivas e motoras, bem como na promo√ß√£o do desenvolvimento positivo entre as crian√ßas. O TACTOPI combina intera√ß√£o tang√≠vel e a presen√ßa de um rob√ī amig√°vel para criar uma experi√™ncia l√ļdica imersiva e inclusiva para crian√ßas com habilidades visuais mistas.

Esta solu√ß√£o tecnol√≥gica consiste num conjunto de cartas de desafio, cada uma representando uma miss√£o de navega√ß√£o associada a um oceano e a um animal em vias de extin√ß√£o. O jogo inclui cart√Ķes com tecnologia NFC, um desenho em relevo do animal amea√ßado de extin√ß√£o, contraste visual para ajudar a detetar os contornos dos elementos e braille. Al√©m disso, as crian√ßas podem colocar o cart√£o numa “pedra m√°gica” para ouvir o respetivo desafio.

Uma das descobertas mais significativas da investiga√ß√£o √© o impacto positivo da intera√ß√£o tang√≠vel do TACTOPI nas experi√™ncias de jogo. “Ao incorporar objetos f√≠sicos e superf√≠cies interativas, o TACTOPI permite que as crian√ßas explorem, manipulem e interajam com o seu ambiente de uma forma acess√≠vel e envolvente”, explica Ana Cristina Pires. Esta abordagem pr√°tica melhora suas habilidades motoras e promove o desenvolvimento cognitivo e habilidades de resolu√ß√£o de problemas.

Al√©m disso, o estudo destaca o papel crucial da rob√≥tica l√ļdica na educa√ß√£o inclusiva. A presen√ßa de um rob√ī amig√°vel dentro do ambiente TACTOPI atua como um mediador, incentivando a colabora√ß√£o, a tomada de turnos e a empatia entre as crian√ßas. A atividade fomenta rela√ß√Ķes sociais positivas e promove comportamentos inclusivos, criando um ambiente onde as crian√ßas com capacidades visuais mistas podem prosperar e interagir com os seus pares.

Os investigadores conclu√≠ram que o TACTOPI tem potencial para ser usado em ambientes de educa√ß√£o inclusiva, como escolas e museus, e destacaram a import√Ęncia de projetar tecnologias inclusivas que considerem a diversidade das necessidades e prefer√™ncias das pessoas. Para compreender os benef√≠cios a longo prazo do TACTOPI, a equipa de investigadores planeia continuar a monitorizar longitudinalmente os resultados da sua abordagem.

O Interactive Technologies Institute √© um centro de investiga√ß√£o dedicado ao avan√ßo da tecnologia digital e das suas aplica√ß√Ķes em v√°rias √°reas, explorando a rela√ß√£o entre as pessoas e as tecnologias digitais. O seu objetivo √© projetar cuidadosamente sistemas e servi√ßos interativos inovadores que harmonizem as rela√ß√Ķes entre os seres humanos, o meio ambiente e a tecnologia, promovendo um futuro sustent√°vel, inclusivo e esteticamente atraente para todos.

Daniel da Costa Ribeiro
Interactive Technologies Institute

Apimprensa / C.S.

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