Site icon Ipressjournal

Rock in Rio líder dos Festivais de Verão

Rock in Rio líder dos Festivais de Verão

O Festival Rock in Rio, adiado dois anos consecutivos por causa da pandemia, regressou finalmente em 2022 ao Parque da Bela Vista e venceu a Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision 2022, com um desempenho mediático incrível. O RiR foi mencionado em mais de seis mil notícias e alcançou mais de 140 horas de exposição em televisões e rádios nacionais.

No segundo lugar da tabela ficou o NOS Alive, também com números impressionantes. O festival que esgotou as noites dos Metallica e Imagine Dragons obteve mais de 3.500 notícias e um tempo de antena superior a 27 horas.

O Festival Super Bock Super Rock ocupa o terceiro lugar do ranking com mais de duas mil notícias. O festival que, inicialmente estava previsto regressar ao Meco, foi obrigado a mudar de local por causa da situação de contingência devido às altas temperaturas e acabou por ser ‘transferido’ para o Parque das Nações. O festival que decorreu no Altice Arena alcançou perto de 26 horas de exposição mediática nas televisões e rádios portugueses.

Na quarta posição surge o Vodafone Paredes de Coura com mais de 1.700 notícias e um tempo de antena superior a quatro horas, seguido do Meo Sudoeste mencionado em mais de 1.600 notícias e uma exposição superior a 14 horas.

O NOS Primavera Sound com mais de 1.500 notícias surge na sexta posição. Após os anos da pandemia, o evento regressou ao Parque da Cidade, no Porto, e recebeu cerca de 100 mil visitantes para três dias de muita música.

Em sétimo lugar, o festival MEO Marés Vivas regressou com um novo espaço, antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia, uma área significativamente maior que o local anterior. O festival que recebeu Bryan Adams registou mais de 1.200 notícias e conseguiu mais de cinco horas de exposição em televisões e rádios.

O ranking fica completo, por ordem decrescente, com o Festival EDP Vilar de Mouros, o MEO Kalorama, o EDP Cool Jazz Fest, o Festival Bons Sons, o Festival O Sol da Caparica, o Sumol Summer Fest e o RFM SOMNII. Os festivais monitorizados pela Cision somaram mais de 19 mil notícias e 248 horas de emissão nas rádios e televisões entre outubro de 2021 e setembro de 2022.
A Maratona de Festivais de Verão em 2023 passa a integrar dados de redes sociais

A grande novidade para 2023 é a integração de dados relativos às redes sociais, através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais. A Brandwatch usa a mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais. Tal como aconteceu nos anos anteriores, o ranking será publicado mensalmente entre os meses de abril e outubro de 2023.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social. O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico ‘Best Service Provider’.

Cision / C.S.

Partilhe:
Exit mobile version