Home » Grandes Eventos » Rock in Rio o maior entre os Festivais de Verão

Rock in Rio o maior entre os Festivais de Verão

O Rock in Rio foi o vencedor da Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision, no mês de junho, e continua a ser o festival de música mais mediático do país. O evento, que no final do mês levou milhares de pessoas ao Parque da Belavista, foi citado em 2.799 notícias e totalizou umas impressionantes 73 horas de exposição nas rádios e televisões nacionais.

Decisivas para este resultado do Rock in Rio foram as emissões especiais que os canais da SIC, nomeadamente a SIC Radical, realizaram ao longo dos dois fins-de-semana em que decorreu o festival.

Seguiu-se o NOS Primavera Sound. O outro grande festival que decorreu no mês de junho foi mencionado em 1.197 artigos e somou mais de 15 horas e meia de presença na televisão e rádio.

O NOS Alive, que por estes dias decorre no Passeio Marítimo de Algés, encerra o pódio, com 449 notícias e quase uma hora de tempo de antena na rádio e TV.

O Super Bock Super Rock, que no mês passado estava em segundo lugar do ranking, caiu em junho para quarto, seguido por EDP Cool Jazz e O Sol da Caparica, todos na parte superior da tabela. Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking o Sumol Summer Fest, o Meo Marés Vivas, o Meo Sudoeste, o Vodafone Paredes de Coura, o EDP Vilar de Mouros e o Festival Bons Sons.

No mês que marcou o arranque da temporada de festivais de verão, os eventos monitorizados pela Cision somaram 5.463 notícias – cerca do dobro do número verificado no mês anterior. Os dados da exposição na televisão e rádio são também assinaláveis, com mais de 92 horas de presença dos festivais de música nestes dois meios.

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão.

O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi recentemente reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico Best Service Provider.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 a 30 de junho de 2018 – com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.