Site icon Ipressjournal

Rosmaninho e Joana Schenker vencedores na F. Foz

Rosmaninho e Joana Schenker vencedores na F. Foz

Ricardo Rosmaninho e Joana Schenker sagraram-se campeões da primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2022, na Figueira da Foz, lançando-se na campanha em direção ao título.

Para Ricardo Rosmaninho este é mais um ano na corrida pelo desejado título nacional, enquanto para Joana Schenker, sete vezes campeã nacional, marca o regresso às vitórias depois de uma atípica temporada de 2021 em que não venceu uma única etapa, acometida de uma dolorosa lesão nas costas.

Rosmaninho até começou mal a sua participação neste campeonato, ao sofrer uma pequena lesão no queixo, fruto de um choque com as pedras do pontão do Cabedelo da Figueira quando tentava abandonar o pico da competição. “Foi um sacrifício de sangue que parece que deu resultado”, brincou o bodyboarder do Clube Naval Povoense, da Póvoa de Varzim, que sem fazer um campeonato deslumbrante ao nível das pontuações, “esgueirou-se” praticamente sem erros até à final, batendo o vice-campeão nacional Miguel Ferreira, o favorito local, Miguel Adão, e o surpreendente Rodrigo Lopes, que foi um dos destaques maiores do campeonato, numa prestação oposta à de Rosmaninho. Ou seja, brilhou efusivamente durante toda a competição mas depois não conseguiu impor-se na final e terminou em quarto. Ainda assim, uma prestação que promete mais para a restante temporada por parte do jovem bodyboarder de Carcavelos.

Ricardo Rosmaninho resumiu assim a bateria decisiva do campeonato:

“Foi uma final muito difícil, com condições muito complicadas, e as coisas ficaram entre mim e o Miguel Ferreira, mas cometi um erro de prioridade que felizmente o Miguel não aproveitou e depois tive a sorte de as ondas pararem quando estava a liderar. Tive essa sorte e arrecadei o primeiro lugar, o que me dá muita motivação para o resto do ano.”

E qual o estado de espírito do novo líder do circuito para a corrida ao título?

“Não vou assumir já isso mas quero ser consistente e estar lá em cima o mais possível. Mais finais…venham elas!”

Entretanto, se na competição masculina a vitória de Rosmaninho foi quase uma surpresa em contraponto aos atletas que se destacaram durante o campeonato, como Daniel Fonseca, Rodrigo Lopes, Miguel Ferreira ou face ao campeão nacional em título, Manuel Centeno (eliminado nas meias-finais), na prova feminina Joana Schenker dominou, tendo somado os dois melhores scores totais da prova e arrecadando uma vitória convincente, ainda que bem disputada frente a Madalena Padrela, a campeã nacional Teresa Padrela e Filipa Broeiro, três atletas da nova geração do bodyboard feminino nacional.

“Sabe muito bem voltar a ganhar”, desabafou Joana Schenker no final, explicando o que se passou em 2021 com a sua saúde:

“Foi precisamente na Figueira, em Setembro do ano passado, que acusei uma lesão nas costas que me atormentou durante os meses da competição. Mas passei 5 ou 6 meses a trabalhar na recuperação e agora estou normal e a competir bem. Não vou retirar-me já (risos) mas a concorrência é forte e é um excelente treino para o Mundial. Temos um Nacional fortíssimo e todos os anos sinto cada vez mais pressão, e é bom sinal porque vamos ter representação nacional no Mundial nos próximos anos.”

Classificação final:

Open

1º Ricardo Rosmaninho
2º Miguel Ferreira
3º Miguel Adão
4º Rodrigo Lopes

Feminino

1ª Joana Schenker
2ª Madalena Padrela
3ª Teresa Padrela
4ª Filipa Broeiro

O Nacional passa agora por uma pausa, reatando a atividade em Setembro, em Matosinhos, para a segunda etapa.

Matosinhos/Porto – 17 e 18 de Setembro
Nazaré -15 e 16 de Outubro
Peniche – 12 e 13 de Novembro

Partilhe:
Exit mobile version