Home » Saúde » Rotários doam Torre de Laparoscopia ao CHUA
Rotários doam Torre de Laparoscopia ao CHUA

Rotários doam Torre de Laparoscopia ao CHUA

A Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve recebeu, na sexta-feira, 27 de janeiro, uma Torre de Laparoscopia doada por iniciativa dos Clubes Rotários do Algarve – Rotary Club de Lagos.

O equipamento doado vai ser instalado no Bloco Operatório da Cirurgia e permite beneficiar as especialidades de Cirurgia, Ortopedia, Ginecologia, Urologia e Otorrinolaringologia.

Durante a cerimónia de entrega da Torre de Laparoscopia, que decorreu no auditório da Unidade de Portimão, a presidente do Conselho de Administração Ana Varges Gomes agradeceu a iniciativa dos Clubes Rotários do Algarve, em especial do Rotary Club de Lagos, que durante os últimos dois anos organizou vários eventos para angariação de fundos para a aquisição deste equipamento. “O CHUA tem muitas carências, esteve muito tempo sem investimento e achámos que este projeto seria transformador para a região. Com este equipamento [os rotários] são capazes de ter conseguido captar mais médicos para a região, pois estes gostam de trabalhar com tecnologia ao serviço das pessoas”, afirmou Ana Varges Gomes.

Já Anabela Bonin, reconheceu nesta entrega o espírito de missão de todos os Clubes Rotários do Algarve, dos seus companheiros e patrocinadores, que desde o primeiro momento abraçaram esta causa e definiram este como o seu principal objetivo. “É importante acreditar para se poder alcançar”, frisou a representante dos Rotários do Algarve.

Este equipamento agora doado, cujo valor ascende a mais de 100 mil euros, é “imprescindível e vai permitir grandes ganhos para o doente: menos tempo no hospital e menos dores, reduzindo o tempo de hospitalização de 10 a 15 dias para 3 a 5 dias”, reconheceu Mahomede Americano, diretor do Serviço de Cirurgia 2 da Unidade Hospitalar de Portimão.

Antecipando o tema deste ano rotário “Imagine o Rotary”, o vice-governador do Distrito 1960, Paulo Martins, parabenizou os Clubes Rotários do Algarve por colocarem em prática este projeto, deixando a mensagem de que “em equipa conseguimos transformar e mudar vidas”.

“As questões de responsabilidade social que são levadas a efeito por estas organizações e a aquisição de um equipamento desta natureza vai melhorar os cuidados de saúde no Algarve”, destacou Henrique Graça, chefe de gabinete da Câmara de Lagos.

Para terminar, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, agradeceu ao Conselho de Administração do CHUA e aos profissionais o excelente trabalho que desenvolvem diariamente e enalteceu o movimento rotário, deixando uma palavra de estima, gratidão e sentido reconhecimento por este importante movimento cívico. “A redução do tempo de hospitalização é uma evolução tremenda”, disse, referindo-se ao equipamento doado ao Centro Hospitalar.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.