Home » Desporto » Ciclismo » S√°bado arranca a 78.¬™ edi√ß√£o da Volta √† Espanha
Sábado arranca a 78.ª edição da Volta à Espanha

Sábado arranca a 78.ª edição da Volta à Espanha

A 78.ª edição da Volta espanhola começa dia 26 de agosto em Barcelona e termina dia 17 de setembro em Madrid. O pelotão vai percorrer um total de 3.153,8 quilómetros divididos em 21 etapas.

O Eurosport orgulha-se de ser ‚ÄėA Casa do Ciclismo na Europa‚Äô e emite mais de 70 horas de a√ß√£o em direto desta emocionante competi√ß√£o. Acompanhe a luta pela camisola vermelha nos ecr√£s do Eurosport e desfrute de tr√™s semanas de grande ciclismo na companhia da equipa de comentadores Lu√≠s Pi√ßarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Jos√© Azevedo.

La Vuelta Ciclista a Espa√Īa, a terceira ‚ÄėGrande Volta‚Äô da temporada, chega depois de um Giro d‚ÄôItalia que coroou o esloveno Primoz Roglic e de um Tour de France dominado pelo dinamarqu√™s Jonas Vingegaard. Quem poder√° brilhar nesta edi√ß√£o? E o que pode pelot√£o enfrentar no percurso deste ano?

La Vuelta 2023 arranca com um contrarrel√≥gio por equipas em Barcelona, conta com subidas in√©ditas e duas chegadas em alto nos ic√≥nicos Angliru, nas Ast√ļrias, e Col du Tourmalet, em Fran√ßa. Al√©m disso, ao longo de tr√™s semanas, a corrida passa ainda por Andorra, contempla outro contrarrel√≥gio, agora individual, em Valladolid, para terminar a 17 de setembro com 101,5 quil√≥metros em Madrid. A grande festa de consagra√ß√£o do vencedor da camisola vermelha acontece na Pra√ßa de Cibeles.

UMA RIVALIDADE BRUTAL QUE PROMETE ANIMAR E MUITO ESTA VUELTA

A luta pela conquista da Vuelta promete ser extremamente renhida devido ao ‚Äėcartaz‚Äô de estrelas que se apresentam nesta edi√ß√£o: Roglic, Vingegaard, Thomas, Almeida e Evenepoel.

Remco Evenepoel regressa para defender o t√≠tulo da Vuelta a Espa√Īa. O belga da Soudal-Quick Step apresenta-se forte depois de bons resultados obtidos esta temporada como as duas vit√≥rias em etapas no Giro d‚ÄôItalia, o triunfo na Cl√°ssica de San Sebasti√°n e a conquista do t√≠tulo mundial de contrarrel√≥gio em Glasgow.

Ter√° a concorr√™ncia de uma Jumbo-Visma muito forte onde est√£o o Primoz Roglic e Jonas Vingegaard. O esloveno conta com tr√™s Vueltas no curr√≠culo nas √ļltimas quatro edi√ß√Ķes e apesar de n√£o ter participado no Tour 2023 mostrou-se em bom n√≠vel ao ganhar recentemente a Volta a Burgos. J√° o dinamarqu√™s faz a sua segunda na Vuelta, talvez mais desgastado que o companheiro de equipa, depois de ganhar o Tour de France pela segunda vez consecutiva.

Geraint Thomas √© outros dos ciclistas favoritos para esta edi√ß√£o da Vuelta. O brit√Ęnico que venceu o Tour 2018 e o Giro 2020 conta com o apoio de uma das melhores equipas do World Tour, a INEOS Grenadiers.

Jo√£o Almeida √© a principal estrela portuguesa na corrida que conta ainda com outros cinco ciclistas nacionais: Rui Oliveira (UAE Team Emirates); Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar); Rui Costa (Intermarch√© ‚Äď Circus ‚Äď Wanty) e Andr√© Carvalho (Cofidis). Almeida chega motivado depois ter j√° conquistado p√≥dios esta temporada na Volta √† Pol√≥nia, Giro d‚ÄôItalia, Volta √† Catalunha e Tirreno-Adriatico. Na Vuelta em 2022 terminou no 5.¬ļ lugar.

Destaque ainda para nomes como Juan Ayuso, grande promessa espanhola de 20 anos que milita na UAE ao lado de Almeida, e terminou a Vuelta 2022 em terceiro lugar; Enric Mas, (Movistar), Miguel √Āngel L√≥pez (Astana-Premier Tech), Romain Bardet (DSM ‚Äď Firmenich) ou Aleksandr Vlasov (Bora ‚Äď Hansgrohe)

MAIS DE 70 HORAS DE AÇÃO EM DIRETO NO EUROSPORT

Ao longo de tr√™s semanas, a competi√ß√£o promete ser uma aut√™ntica montanha russa de emo√ß√Ķes para ciclistas, equipas e espetadores que v√£o poder seguir tudo no Eurosport ‚Äď A Casa do Ciclismo. Os f√£s v√£o poder desfrutar de um total superior a 70 horas de a√ß√£o da Vuelta, em direto nos ecr√£s e na App do Eurosport, apoiados no conhecimento especializado de antigos ciclistas como Alberto Contador e Philippe Gilbert. A equipa de comentadores nacionais √© composta pelo quarteto Lu√≠s Pi√ßarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Jos√© Azevedo.

ETAPAS

1ª etapa Р26 de agosto: Barcelona РBarcelona / 14,6 quilómetros (Contrarrelógio Equipas)
2ª etapa Р27 de agosto: Mataró РBarcelona / 181,3 quilómetros
3¬™ etapa – 28 de agosto: S√ļria – Arinsal Andorra / 158,5 quil√≥metros

4ª etapa Р29 de agosto: Andorra La Vella РTarragona / 183,4 quilómetros

5ª etapa Р30 de agosto: Morella РBurriana / 185,7 quilómetros
6¬™ etapa – 31 de agosto: Vall D¬īUix√≥ – Javalambre / 181,3 quil√≥metros
7ª etapa Р1 de setembro: Utiel РOliva / 188,8 quilómetros
8ª etapa Р2 de setembro: Dénia РXorret de Catí / 164,8 quilómetros
9ª etapa Р3 de setembro: Cartagena РCaravaca de la Cruz / 180,9 quilómetros

—- 4 de setembro: Jornada de descanso —-

10ª etapa Р5 de setembro: Valladolid РValladolid: 25,6 quilómetros (Contrarrelógio Individual)
11ª etapa Р6 de setembro: Lerma РLaguna Negra-Vinuesa / 163,2 quilómetros
12¬™ etapa 7 de setembro: √ďlvega – Zaragoza / 165,4 quil√≥metros
13ª etapa Р8 de setembro: Formigal РTourmalet / 134,7 quilómetros
14ª etapa Р9 de setembro: Sauveterre de Béarn РLarra Belagua / 161,7 quilómetros
15ª etapa Р10 de setembro: Pamplona РLekunberri / 156,5 quilómetros

—- 11 de setembro: Jornada de descanso —-

16ª etapa Р12 de setembro: Liencres Playa РBejes / 119,7 quilómetros
17ª etapa Р13 de setembro: Ribadesella РAngliru / 122,6 quilómetros
18ª etapa Р14 de setembro: Pola de Allande РLa Cruz de Linares / 178,9 quilómetros
19¬™ etapa – 15 de setembro: La Ba√Īeza – √ćscar / 177,4 quil√≥metros
20ª etapa Р16 de setembro: Manzanares El Real РGuadarrama / 208,4 quilómetros
21ª etapa Р17 de setembro: Hipódromo Zarzuela РMadrid / 101 quilómetros

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.