Salão Motorclássico 2020 na FIL de 24 a 26 de Abril

Salão Motorclássico 2020 na FIL de 24 a 26 de Abril

O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos volta à FIL, a Feira Internacional de Lisboa, a 24, 25 e 26 de Abril.

Considerado o maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel, o Salão Motorclássico que reune mais de 160 expositores de vários países, é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL.

O programa desta edição, que é variado e estimulante, conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais, está pensado não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral.

A programação da 16a edição do Motorclássico inclui uma exposição temática dedicada ao 90o aniversário da Pininfarina, o tradicional leilão de automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2019, o Salão Motorclássico recebeu 40 mil visitantes.

Um dos destaques do Salão Motorclássico será a exposição que celebra os 90 anos da Carrozzeria Pininfarina, conhecidas fabricantes de carroçarias para automóveis.

Fundada por Battista “Pinin” Farina em 1930, a Carrozerria Pininfarina é associada a automóveis de belas e voluptuosas formas. Ainda que intimamente associada à Ferrari, e responsável pela concepção de alguns dos mais emblemáticos cavallinos rampantes, a Pininfarina colaborou com inúmeras marcas, como Alfa Romeo, Bentley, Cadillac, Hyundai, Maserati, Peugeot, Rolls-Royce ou Volvo.

A exposição contará com oito modelos de diferentes marcas, desde a Ferrari à Peugeot, e que permitirão viajar pelos 90 anos de história da famosa carrozzeria italiana.

Outro dos destaques será o regresso a Lisboa, passados 50 anos, do automóvel que foi utilizado por António de Oliveira Salazar, o Cadillac Series 75.
Em 1947, o Estado Português adquiriu dois Cadillac iguais, um para o Presidente da República – Óscar Carmona – e outro para o Presidente do Conselho de Ministros, o Professor Oliveira Salazar. Desde então, e até à sua morte, Salazar usou sempre o Cadillac que lhe estava destinado, tendo recusado um Mercedes-Benz 600 adquirido pelo Ministério das Finanças, em 1968, por entender que o Cadillac continuava em bom estado e servia muito bem para o seu serviço oficial.

Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico” e para o passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros.

No Sábado, dia 25 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia histórica e de colecção.

Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível em www.leilao-motorclassico.com nas semanas antes do evento.

O Salão Motorclássico vai ser, também, o palco do lançamento dos livros “Citroën em Portugal – De uma guerra à outra (1919-1945)” e “A visão eléctrica de Ferdinand Porsche” de José Barros Rodrigues e “Giovanni Salvi – O italiano mais rápido de Portugal” de Adelino Dinis, no Sábado, às 15h.

Pelo terceiro ano consecutivo o Salão Motorclássico irá contar com as Motor Talks. Durante o salão serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos.

Após a estreia na edição de 2019, o Salão Motorclássico vai voltar a contar com um Gaming Center para todos os visitantes que queriam experimentar a emoção do desporto automóvel e dos jogos retro.

Pela primeira vez, e durante o fim-de-semana, serão realizadas certificações técnicas a automóveis clássicos pela equipa do Museu do Caramulo.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close