- Atentado em carro bomba mata a deputada Hanifa Safi, uma das principais defensoras das mulheres no Afeganistão. Era conhecida por não cobrir a cabeça e ser contra o conservadorismo interpretativo do Islão. Este atentado chama à atenção para a difícil vivência das mulheres em todo o Islão. Até ao presente momento esta acção ainda não foi reivindicada. Em 2006, Safia Ama Jan, que era responsável pelo departamento de Kandahar dos assuntos das mulheres, foi morta a tiros por Talibãs.
- Em Pamplona nas festas de San Fermin, milhares de pessoas voltam a correr à frente dos touros de lide pelas ruas da cidade, como manda a tradição. Este ano ainda não se registaram mortes, apenas alguns ferimentos numa dezena de aficionados. Estas festas foram popularizadas pelo escritor Ernest Hemingways, no romance “O Sol Também se Levanta”.
- O comité olímpico americano está com problemas na escolha da roupa que os seus atletas vão usar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em Londres e isto porque, o patrocinador Ralph Lauren apresentou as suas peças de vestuário com etiquetas “Made in China”, o que levou a acesas críticas por parte de vários sectores da sociedade americana, com especial destaque para os activistas dos direitos humanos.
- Agitação sindical no seio da NASA. Um prestador de serviços, mais propriamente a companhia “G4S” que fornece trabalhadores de resgate/emergência e bombeiros nos centros espaciais, pretende fazer cortes salariais na ordem dos 20% e acabar com os planos de previdência, apesar de ter assumido que no primeiro ano de contrato os mesmos direitos seriam inalterados, tendo esta atitude levado a uma manifestação de trabalhadores no centro espacial kenedy.
- As forças governamentais sírias atacaram a vila de Tremseh, com tanques, helicópteros e artilharia pesada, culminando com a morte de 200 pessoas. Se este número vier a ser confirmado será o confronto mais sangrento do presente conflito sírio. kofi Annan ficou chocado ao ter conhecimento destas atrocidades. A agência noticiosa “Sana” relata o facto da seguinte forma; “milícia sanguinária em colaboração com grupos de terroristas armados massacrou os moradores da aldeia de Tremseh… para influenciar a opinião pública contra a síria e o seu povo e provocar a intervenção internacional na véspera de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas.”
Por: Carlos Fernandes de Carvalho
“escreve sem acordo ortográfico”
Partilhe: