Home » Cultura » Exposições* » Salvador Dalí – A Divina Comédia em Exposição em Lisboa

Salvador Dalí – A Divina Comédia em Exposição em Lisboa

No ano em que se assinalam os 750 anos do nascimento de Dante Alighieri, escritor do século XIV, mundialmente conhecido pela criação do poema didático alegórico A Divina Comédia, o Centro Colombo expõe na Praça Central até 20 de setembro, gravuras originais de Salvador Dalí que ilustram a viagem da vida humana no Além que é retratada nesta obra, marcando assim a 5ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”.

Com o apoio da Embaixada de Espanha, a Exposição “A Divina Comédia de Salvador Dalí” reúne, pela primeira vez em Lisboa, uma coleção completa de 100 gravuras originais do artista espanhol, inspiradas na obra literária de Dante Alighieri, que representam uma viagem cenográfica dos três reinos pelos quais a vida humana passa até atingir a perfeição, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Estas gravuras, produzidas através da técnica de xilogravura, gravura em madeira, datam de 1960 e apresentam uma dimensão de 33 cm x 26 cm.

Salvador Dalí interpreta A Divina Comédia como uma espécie de viagem tripartida que reflete momentos distintos da sua carreira como pintor: é uma viagem de autoconhecimento, uma análise do artista às profundezas do seu ser, sendo cada gravura o reflexo da sua praxis artística, da sua arte e da sua vida. Na interpretação artística que faz, Salvador Dalí ocupa o papel de Virgílio, imerso nos estratos que Dante Alighieri escalou, e as suas gravuras ilustram a profundidade transcendental da obra A Divina Comédia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.