Site icon Ipressjournal

Santa Cruz Ocean Spirit em 21 e 30 de julho

Santa Cruz Ocean Spirit em 21 e 30 de julho

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, está anunciado para 21 e 30 de julho, com Portugal a ser o epicentro do surf europeu devido à realização do Eurosurf, evento que regressa às águas de Santa Cruz, depois da edição de 2019.

O calendário de provas foi apresentado na quarta-feira, 5 de abril, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, onda para além do Presidente da Federação Portuguesa de Surf, estiveram também presentes a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Federações Internacionais e patrocinadores.

“É a prova-rainha, onde esperamos cerca de 200 atletas e entre 15 a 17 seleções” realçou o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, sobre a prova que irá sagrar os campeões europeus nas modalidades de surf e longboard.

João Aranha adiantou que se um atleta português de surf (shortboard) se sagrar campeão nesta edição do EuroSurf, passará a integrar automaticamente as bolsas olímpicas nacionais, uma situação inédita entre as seleções europeias de surf.

Realçando a importância das provas europeias no contexto das qualificações para os Jogos Olímpicos Paris 2024, o presidente da Federação Europeia de Surf, Jean-Luc Arassus, demonstrou-se satisfeito com a realização do Eurosurf em Santa Cruz. “Agradeço à Federação Portuguesa de Surf e ao seu presidente João Aranha o facto de trazer o Eurosurf para Santa Cruz e quero agradecer à presidente da Câmara e ao Município de Torres Vedras e Promotorres por este evento essencial em que Portugal mostra estar na vanguarda do surf”, afirmou, acrescentando: “Estamos numa nova era, em que o surf integra os Jogos Olímpicos e é um objetivo da Federação Europeia que o Eurosurf possa contar para a qualificação dos Jogos Olímpicos tal como acontece com os jogos panamericanos, que qualificam dois atletas, masculino e feminino, pelo continente. O facto de Portugal ter já resultados europeus dos seus atletas a contar para as bolsas olímpicas é um passo decisivo nesse sentido.”

António Fonseca, da Associação Sealand Santa Cruz, acredita que “este cartaz desportivo é um dos melhores dos últimos anos”. O Santa Cruz Ocean Spirit também irá integrar uma etapa do Circuito Nacional de Bodysurf (apontada para o fim de semana de 22 e 23 de julho), uma etapa do Pro Junior e o Internacional de Skimboard (29 e 30 de julho), que irá integrar o Circuito Europeu de Skimboard e que contará com o bicampeão mundial Lucas Fink.

O programa desportivo contempla, ainda, bodyboard feminino com uma prova da Boogie Chicks que irá reunir cerca de 50 bodyboarders femininas, a que se aliam as habituais atividades de surf adaptado.

À apresentação do programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit seguiu-se a assinatura do protocolo que formalizou a realização do EuroSurf no âmbito do Santa Cruz Ocean Spirit.

Partilhe:
Exit mobile version