Home » Municipios » São Brás de Alportel aposta na eficiência energética
São Brás de Alportel aposta na eficiência energética

São Brás de Alportel aposta na eficiência energética

São Brás de Alportel deu mais um passo na concretização do Plano Municipal de Eficiência Energética com a instalação de baterias de condensação de energia num conjunto de equipamentos municipais. As escolas EB 1 JI de São Brás de Alportel, o Jardim de Infância “Joaninhas”, o Pavilhão Municipal, o Polidesportivo, o Complexo de Piscinas Cobertas e o Cineteatro Municipal foram os equipamentos dotados com esta nova solução, que permite uma significativa poupança energética.

Esta medida de promoção da eficiência energética contou com um investimento municipal na ordem dos 15.000 euros, que vai permitir uma poupança média mensal de 900,00 euros e um retorno de capital investido em apenas 14 meses.

As baterias de condensadores de energia fornecem aos equipamentos elétricos a energia reativa necessária para a manutenção do campo magnético, evitando custos elevados no consumo de energia reativa em equipamentos de elevado consumo. Este investimento realizado no âmbito do Plano Municipal de Eficiência Energética procura adotar as melhores opções tecnológicas disponíveis no mercado para promover a poupança energética dos espaços e equipamentos.

No âmbito deste plano, entre 2015 e 2017 foram substituídas pela EDP, em parceria com o Município, mais de 500 luminárias obsoletas, foram instalados redutores de fluxo energético e foi aplicada tecnologia LED nas obras municipais em espaço público e edifícios.

Esta uma ação que cumpre os critérios de eficiente racionalização da energia, constitui um passo importante no desafio da qualidade ambiental e na poupança energética, ao mesmo tempo que são garantidas as condições e exigências de segurança, medidas essenciais para que o Município de São Brás de Alportel continue a fazer face às exigências resultantes de um concelho que se pretende cada vez mais dinâmico, mais moderno e com um crescimento sustentável.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.