Home » Municipios » São Brás de Alportel dinamiza o desporto senior
São Brás de Alportel dinamiza o desporto senior

São Brás de Alportel dinamiza o desporto senior

São Brás de Alportel desenvolve dois programas de desporto sénior, que complementam as sessões de exercício físico com um conjunto de atividades de índole social, cultural e recreativo, proporcionando agradáveis momentos de lazer, melhorando a qualidade de vida daquela população.

Dinamizado pela Junta de Freguesia, EM parceria com a Câmara Municipal, o Programa “Seniores em Movimento” foi pioneiro no concelho, dirigido a todos os seniores com mais de 55 anos, o ponto de encontro para dezenas de são-brasenses, numa combinação de desporto, saúde e bem estar. As sessões decorrem à tarde, no Pavilhão da Escola Secundária e no Pavilhão da Santa Casa da Misericórdia.

“Coração Ativo” dá nome ao segundo programa de desporto sénior, dinamizado em parceria pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal, com sessões que decorrem matinalmente no Pavilhão Municipal, dirigido a seniores que apresentam vulnerabilidade cardíaca, com encaminhamento do seu médico de família. Trata-se de um programa especializado para este grupo populacional com excelentes resultados.

Está comprovado que o exercício físico regular tem um impacto significativo na prevenção e/ou controle da hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol, obesidade, osteoporose, asma e outras doenças pulmonares, além de poder diminuir sintomas depressivos e de ansiedade, que se manifestam em idades mais avançadas. Ao exercitar-se, o idoso assume uma postura positiva em relação à sua saúde, procurando assumir um hábito de vida mais saudável.

Mais recentemente, a Junta de Freguesia iniciou uma parceria com o Centro de Saúde ao abrigo da qual pretende preparar futuras ações dirigidas à população sénior que sofra de diabetes, sendo esta uma doença com uma elevada incidência no concelho, e que em muito beneficia da prática desportiva.

Para efetuar a inscrição ou obter mais informações sobre o programa “Seniores em Movimento” deve dirigir-se à Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Para efetuar a sua inscrição e obter mais informações sobre o programa “Coração Ativo” deve dirigir-se ao Pavilhão Municipal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.