Home » Municipios » S√£o Br√°s de Alportel exige novas barragens no Algarve
S√£o Br√°s de Alportel exige novas barragens no Algarve

S√£o Br√°s de Alportel exige novas barragens no Algarve

O executivo municipal de São Brás de Alportel, no Algarve, defende a construção urgente de novas barragens na região, nomedamente a Barragem do Monte da Ribeira, situada naquele concelho.

A posição da autarquia, ficou patente, na aprovação por unanimidade de uma moção, votada no passado dia 12 de novembro, que reclama essa necessidade, face à seca extrema que atinge a região.

Num momento em que todos os concelhos do Algarve estão já em situação de seca severa, uma situação da maior preocupação e gravidade, que carece de rápida intervenção, o executivo municipal são-brasense considera urgente proceder à construção de novas barragens.

Monte da Ribeira_SBAlportel (FIOpt)

A mo√ß√£o apresentada pelo Presidente da C√Ęmara Municipal, Vitor Guerreiro, e aprovada por unanimidade, tem por base o Programa de A√ß√£o para as Altera√ß√Ķes Clim√°ticas aprovado em agosto, deste ano, pelo Governo Portugu√™s, bem como o Plano Intermunicipal de Adapta√ß√£o √†s Altera√ß√Ķes Clim√°ticas da Comunidade Intermunicipal do Algarve que aponta para a necessidade de aumentar as disponibilidades h√≠dricas no Algarve e a reavalia√ß√£o da viabilidade de constru√ß√£o de novas barragens, entre as quais a Barragem de Alportel, cujo projeto inicial remonta a 1981 e que neste momento se imp√Ķe da maior prem√™ncia. A mo√ß√£o est√° fundamentada no Relat√≥rio Especial ‚ÄúGlobal Warming of 1.5¬ļC‚ÄĚ das Na√ß√Ķes Unidas e em diversos estudos apresentados pela comunidade cient√≠fica, que alertam para as altera√ß√Ķes clim√°ticas que est√£o a ocorrer a n√≠vel planet√°rio e para as suas implica√ß√Ķes e riscos futuros.

A constru√ß√£o desta nova albufeira ir√° contribuir para a resili√™ncia do sistema hidr√°ulico, al√©m de ser uma medida de refor√ßo da capacidade de armazenamento, assegurando as necessidades de √°gua para consumo humano e para rega agr√≠cola, sem preju√≠zo de outras op√ß√Ķes complementares, como √© o caso da barragem da Foupana, no concelho de Alcoutim, permitir√° ainda assegurar a conten√ß√£o de cheias em Tavira.

A moção vai ser enviada à Assembleia Municipal, para diversas entidades competentes e para o Governo Português, em defesa da concretização deste projeto estruturante para o Algarve.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.