Home » Municipios » São Brás de Alportel exige novas barragens no Algarve
São Brás de Alportel exige novas barragens no Algarve

São Brás de Alportel exige novas barragens no Algarve

O executivo municipal de São Brás de Alportel, no Algarve, defende a construção urgente de novas barragens na região, nomedamente a Barragem do Monte da Ribeira, situada naquele concelho.

A posição da autarquia, ficou patente, na aprovação por unanimidade de uma moção, votada no passado dia 12 de novembro, que reclama essa necessidade, face à seca extrema que atinge a região.

Num momento em que todos os concelhos do Algarve estão já em situação de seca severa, uma situação da maior preocupação e gravidade, que carece de rápida intervenção, o executivo municipal são-brasense considera urgente proceder à construção de novas barragens.

Monte da Ribeira_SBAlportel (FIOpt)

A moção apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, e aprovada por unanimidade, tem por base o Programa de Ação para as Alterações Climáticas aprovado em agosto, deste ano, pelo Governo Português, bem como o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Comunidade Intermunicipal do Algarve que aponta para a necessidade de aumentar as disponibilidades hídricas no Algarve e a reavaliação da viabilidade de construção de novas barragens, entre as quais a Barragem de Alportel, cujo projeto inicial remonta a 1981 e que neste momento se impõe da maior premência. A moção está fundamentada no Relatório Especial “Global Warming of 1.5ºC” das Nações Unidas e em diversos estudos apresentados pela comunidade científica, que alertam para as alterações climáticas que estão a ocorrer a nível planetário e para as suas implicações e riscos futuros.

A construção desta nova albufeira irá contribuir para a resiliência do sistema hidráulico, além de ser uma medida de reforço da capacidade de armazenamento, assegurando as necessidades de água para consumo humano e para rega agrícola, sem prejuízo de outras opções complementares, como é o caso da barragem da Foupana, no concelho de Alcoutim, permitirá ainda assegurar a contenção de cheias em Tavira.

A moção vai ser enviada à Assembleia Municipal, para diversas entidades competentes e para o Governo Português, em defesa da concretização deste projeto estruturante para o Algarve.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.