Home » Agenda » Espetáculos » Teatro » São João assinala o 25 de Abril com Noite de Guerra no Museu do Prado
Noite de Guerra no Museu do Prado | img: Anabela Gonçalves

São João assinala o 25 de Abril com Noite de Guerra no Museu do Prado

Para celebrar o 40º aniversário da Revolução dos Cravos, o Teatro Nacional São João (TNSJ) recebe a estreia de Noite de Guerra no Museu do Prado. A peça, que foi apresentada em Portugal, pela última vez, em 1974 – logo após a Revolução dos Cravos –, regressa agora aos palcos, 40 anos volvidos. O texto do poeta e dramaturgo espanhol Rafael Alberti sobre a Guerra Civil Espanhola tem estreia marcada para o dia 25 de abril, às 21h30, no TNSJ.

O encenador José Peixoto regressa, agora, a um texto que leu enquanto ator em 1974 numa histórica encenação de Mário Barradas que, então, com grupo de teatro Os Bonecreiros, prestava homenagem a todos aqueles que combateram a ditadura salazarista. Noite de Guerra no Museu do Prado reflete, assim, sobre a necessidade de resistência, da vontade da democracia, de igualdade e de liberdade. É um violento manifesto antifascista, reativado, nos dias de hoje, para afastar os fantasmas de um temido regresso a “tempos sombrios”.

Na peça que balança entre ficção, História e biografia – Rafael Alberti exilou-se durante a Guerra Civil Espanhola, tendo escrito a obra na Argentina –, o Museu do Prado é o cenário escolhido para prestar tributo aos que lutaram pela defesa da cidade de Madrid, cercada em 1936 pelas tropas franquistas. Enquanto os milicianos republicanos levantam barricadas e tentam colocar a salvo os quadros do museu madrileno, as figuras dos quadros de Goya, Velásquez, Fra Angélico e Ticiano ganham vida e juntam forças com os combatentes, dando corpo e vida a uma aliança da arte “erudita” com o imaginário popular. A peça cruza este episódio central da Guerra Civil Espanhola com a memória da resistência à invasão das tropas francesas, em 1808, que o pintor Francisco Goya registou em tela.

Noite de Guerra no Museu do Prado é uma coprodução entre o Teatro dos Aloés e o Teatro Nacional São João e está em cena até 18 de maio. A peça sobe ao palco de quarta a sábado, às 21h30, e ao domingo, às 16h00. O preço das entradas varia entre os 7,5 e os 16 euros.

Partilhe:
Para celebrar o 40º aniversário da Revolução dos Cravos, o Teatro Nacional São João (TNSJ) recebe a estreia de Noite de Guerra no Museu do Prado. A peça, que foi apresentada em Portugal, pela última vez, em 1974 – logo após a Revolução dos Cravos –, regressa agora aos palcos, 40 anos volvidos. O texto do poeta e dramaturgo espanhol Rafael Alberti sobre a Guerra Civil Espanhola tem estreia marcada para o dia 25 de abril, às 21h30, no TNSJ. O encenador José Peixoto regressa, agora, a um texto que leu enquanto ator em 1974 numa histórica encenação de Mário…

Review Overview

User Rating: 4.73 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.