Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, inaugura este sábado a 27ª edição da FIA Lisboa que se afirma mais uma vez como a maior feira do sector na Península Ibérica e segunda maior da Europa.
Esta edição da FIA Lisboa que tem como mote ‘Um mundo de Culturas’, dá destaque à gastronomia como património de promoção e lança a Semana de Gastronomia Tradicional | 1º Festival de Carnes Certificadas – DOP, com 5 restaurantes de 5 regiões do País com 5 raças portuguesas certificadas, conta com mais de 600 expositores de 36 países.
Nouria YAMINA ZERHOUNI, a Ministra do Turismo e do Artesanato argelina, também vai estar presente na cerimónia de abertura, no âmbito da participação da Argélia com o País convidado.
O optimismo e a confiança dominam esta edição da FIA Lisboa, que coloca o património material e imaterial no centro das novas dinâmicas, fundamentais para o crescimento local e cultural, dinamizando o turismo das regiões, decisivo para o desenvolvimento económico.
Com quase três décadas de história a FIA Lisboa que recebe anualmente cerca de 100.000 visitantes, ocupará até dia 6 de Julho os pavilhões 1, 2 e 3 da FIL, no Parque das Nações, continuando a primar pela oferta de artesanato e expressões culturais, trazidas à capital por centenas de expositores, que ano após ano aderem ao certame.
Organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, com a colaboração do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e contando com o apoio das Comunidades Intermunicipais e das Entidades Regionais de Turismo, a FIA Lisboa ocupa em 2014 uma área de mais de 30 mil m2 de área interior e exterior.
Assumindo-se como uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, que formam a identidade etnológica nacional, por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local, a FIA Lisboa permitirá nesta edição que o público visitante viaje pelos melhores sabores e saberes de Portugal e de dezenas de países, dos cinco continentes.