Home » OPINIÃO... » Segurança e Javalis “Urge implementar medidas”

Segurança e Javalis “Urge implementar medidas”

A notícia do surgimento de um javali junto aos bares em Olhão, que teve de ser abatido pela PSP depois de diversas tentativas para afugentar o animal, não deve ser encarada de ânimo leve, estamos perante um acontecimento que impõe uma reflexão, aos responsáveis do setor.

Ocorrências desta natureza, já foram registadas ‘por exemplo’, na Av. Luísa Tody (Setúbal), mas também em outras localidades. Na realidade, o aumento da população de javalis por todo o território nacional, poderá em breve levar-nos à necessidade de implementar medidas mais drásticas, mas, quiçá tardias.

Basta “navegar” um pouco e encontraremos notícias de acidentes rodoviários provocados pelo atropelamento deste animal, como situações de pessoas atacadas. Também encontramos fotos e vídeos de javalis a passear nas praias da Arrábida, o que para muitos é giro e normal, sem qualquer risco ou perigo.

O JAVALI é um animal selvagem, as suas reações são imprevisíveis e naturais, ‘o exemplo’ do carro que embate num animal é visto por este como um agressor. No caso desta espécie, os seus instintos quando ferido são de ataque, agressivos, uma forma de auto defesa. Quando se verifica um atropelamento, o condutor ao sair do veículo poderá ser atacado e sofrer danos físicos muito graves ou até mesmo ser morto, pois para o animal trata-se da luta pela sua própria sobrevivência.

Em situações que envolvam crias, como na maioria das espécies, os progenitores são de uma agressividade extrema. Numa praia ou durante um passeio pelo campo, em que uma cria se assusta com a presença humana, normalmente reage com grunhidos e corre em busca da progenitora, originando uma reação de ataque, na direção daquele ou daqueles, que ela julga tenham tido uma atitude agressiva para com a cria.

Penso que já é altura de as autoridades tomarem medidas direcionadas a estas questões, antes que se comecem a verificar casos de consequências extremas. Os factos relacionados com este animal nos últimos anos, sugerem que em breve, as situações já verificadas se vão repetir com maior frequência, como já sucede em outros países bem próximos de nós.

O JAVALI já é uma praga que continua a aumentar, com uma taxa de reprodução elevada, simplesmente porque não tem um predador natural. Por todo o país iremos continuar a assistir a danos e acidentes provocados por esta espécie.

Entretanto, o governo continua a não adequar a Lei da Caça, preferindo enterrar a cabeça na areia,  para não ter de enfrentar certos fundamentalismos.

Armando Pereira / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.