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Segurança Social vai admitir 200 novos trabalhadores

Segurança Social vai admitir 200 novos trabalhadores

A Segurança Social lançou esta terça feira, um concurso para admitir 150 assistentes técnicos e 50 técnicos superiores, para integrar os quadros daquela instituição, dos quais, cerca de 70 sejam alocados ao Centro Nacional de Pensões.

Segundo o Instituto de Segurança Social, a admissão destes novos trabalhadores, vai “permitir uma melhoria global na capacidade operativa do Centro Nacional de Pensões, reduzindo o volume de pendências e contribuindo para uma resposta mais célere aos beneficiários do sistema de pensões”.

Aquele Instituto perdeu entre 2011 e 2015, 27% dos seus recursos humanos, o que originou um impacto adverso na sua capacidade de resposta, especialmente a área das pensões que perdeu nesse período, 35% de recursos humanos.

Nesse sentido, o Plano de Intervenção Interna visa “reforçar o efetivo de recursos humanos”, “melhorar os sistemas de informação e infraestruturas tecnológicas” e “proceder a alterações nos procedimentos internos de forma a agilizar os processos”, melhorando globalmente a capacidade operativa do Centro Nacional de Pensões, reduzindo o volume de pendências e contribuindo para uma resposta mais célere aos beneficiários do sistema de pensões.

Com estas medidas, prevê-se um reforço de cerca de 50% dos recursos humanos afetos ao Centro Nacional de Pensões.

Ao nível dos sistemas de informação e infraestruturas tecnológicas e de alterações de procedimentos internos de forma a melhorar os processos, o ISS destaca as seguintes medidas:

– Novas funcionalidades no sistema que diminuirão trabalho até agora manual;
– Projeto de digitalização micrográfica que visa a reconstituição integral de todas as carreiras contributivas diretamente no sistema de informação;
– Novo sistema informático de pensões;
– Redesenho de processos e procedimentos internos, diminuindo circuitos e consequentemente tempo necessário até ao deferimento;
– Centralização dos serviços de segurança social de Lisboa num único edifício, com sinergias evidentes (previsto para final do segundo semestre de 2018);
– Criação de novo Centro de Contacto da Segurança Social em novembro de 2017, com capacidade para um atendimento diário de 12 mil chamadas;
– Novo Simulador de Pensões com entrada em funcionamento no passado mês de maio, diminuindo os pedidos de cálculo de montantes prováveis de pensão.

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