Home » Sociedade » Escolas e universidade » Selo Escola Amiga da Criança para Escolas de Felgueiras
Selo Escola Amiga da Criança para Escolas de Felgueiras

Selo Escola Amiga da Criança para Escolas de Felgueiras

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, em Felgueiras foi mais uma vez distinguido com o Selo “Escola Amiga da Criança”, sendo o Ășnico Agrupamento de Escolas do concelho de Felgueiras a merecer a distinção em cada uma das quatro ediçÔes desta iniciativa promovida pela CONFAP (Confederação Nacional das AssociaçÔes de Pais), da editora LeYa e do reconhecido psicĂłlogo Eduardo SĂĄ.

Na edição de 2021, referente a projetos e iniciativas promovidas no ano letivo 2020/2021, foram quatro os projetos e iniciativas a serem merecedores desta distinção: o projeto “A Nossa Escola Ă© uma Eco-Escola”, desenvolvido na Escola BĂĄsica de Santa Luzia, Lagares, os projetos “A Nossa Escola Cada Dia Ă© Mais Bela” e “Sound of Silence”, dinamizados na Escola BĂĄsica de Pombeiro de Ribavizela, e o projeto “Xadrez na Escola” da Escola BĂĄsica e SecundĂĄria Dr. Machado de Matos (mas transversal a todo o Agrupamento).

Num ano marcado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos vĂȘ, mais uma vez, reconhecido o trabalho desenvolvido por toda a sua comunidade no sentido de promover as aprendizagens dos alunos e o alcançar, ainda, de maiores sucessos.

O projeto desenvolvido na Escola BĂĄsica de Santa Luzia envolveu os alunos, o pessoal docente e nĂŁo docente e tambĂ©m a Associação de Pais e Encarregados de Educação, reutilizando e reciclando materiais para – ao longo do ano letivo – promover diferentes atividades potenciadoras das aprendizagens e comemorativas de datas e momentos especĂ­ficos do calendĂĄrio escolar.

Por sua vez, na Escola BĂĄsica de Pombeiro de Ribavizela o projeto “A Nossa Escola Cada Dia Ă© Mais Bela!” envolveu toda a comunidade escolar (docentes e nĂŁo docentes, alunos e a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Pombeiro de Ribavizela e Jugueiros) numa ação de transformação do espaço exterior desta escola, tendo como propĂłsito fazer deste espaço um espaço dos alunos, fortalecendo os vĂ­nculos com o espaço onde todos os dias efetuam as suas aprendizagens, potenciando-as…

JĂĄ o projeto “Sound of Silence”, que Ă© um projeto de continuidade, pretende dotar os alunos, desde o 1.Âș ciclo do ensino bĂĄsico, de competĂȘncias de autocontrolo, de reflexĂŁo e de gestĂŁo emocional, essenciais para estes abordarem os momentos nos quais as aprendizagens se podem configurar como indutoras de stress e tensĂŁo emocional.

Por Ășltimo, o projeto “Xadrez na Escola”, desenvolvido de forma transversal em todo o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, foi tambĂ©m distinguido, sendo o Ășnico projeto dos estabelecimentos de ensino da rede pĂșblica e da rede privada do concelho a merecer a distinção nas 4 ediçÔes jĂĄ realizadas.

A aposta do Agrupamento em proporcionar a todos (dos alunos, aos docentes e nĂŁo docentes, dos pais e encarregados de educação Ă  comunidade em geral) a aprendizagem e prĂĄtica do Xadrez, com os comprovados benefĂ­cios e contributos da prĂĄtica desta modalidade para o rendimento e sucesso escolar, tem sido reconhecida pela organização da iniciativa Escola Amiga da Criança, sendo o Ășnico projeto alicerçado no Xadrez a nĂ­vel nacional com quatro distinçÔes nas quatro ediçÔes.

O Agrupamento de Escola Dr. Machado de Matos tem vindo a ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido ao longo dos Ășltimos anos na promoção dos percursos de sucesso, ocupando os lugares cimeiros dos principais rankings de promoção do sucesso educativo, divulgados pela generalidade da imprensa, sendo as distinçÔes agora recebidas mais um reconhecimento do trabalho de toda uma comunidade educativa na promoção do sucesso dos seus alunos.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.