Site icon Ipressjournal

Selo Escola Amiga da Criança para Escolas de Felgueiras

Selo Escola Amiga da Criança para Escolas de Felgueiras

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, em Felgueiras foi mais uma vez distinguido com o Selo “Escola Amiga da Criança”, sendo o único Agrupamento de Escolas do concelho de Felgueiras a merecer a distinção em cada uma das quatro edições desta iniciativa promovida pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da editora LeYa e do reconhecido psicólogo Eduardo Sá.

Na edição de 2021, referente a projetos e iniciativas promovidas no ano letivo 2020/2021, foram quatro os projetos e iniciativas a serem merecedores desta distinção: o projeto “A Nossa Escola é uma Eco-Escola”, desenvolvido na Escola Básica de Santa Luzia, Lagares, os projetos “A Nossa Escola Cada Dia é Mais Bela” e “Sound of Silence”, dinamizados na Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela, e o projeto “Xadrez na Escola” da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (mas transversal a todo o Agrupamento).

Num ano marcado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos vê, mais uma vez, reconhecido o trabalho desenvolvido por toda a sua comunidade no sentido de promover as aprendizagens dos alunos e o alcançar, ainda, de maiores sucessos.

O projeto desenvolvido na Escola Básica de Santa Luzia envolveu os alunos, o pessoal docente e não docente e também a Associação de Pais e Encarregados de Educação, reutilizando e reciclando materiais para – ao longo do ano letivo – promover diferentes atividades potenciadoras das aprendizagens e comemorativas de datas e momentos específicos do calendário escolar.

Por sua vez, na Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela o projeto “A Nossa Escola Cada Dia é Mais Bela!” envolveu toda a comunidade escolar (docentes e não docentes, alunos e a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Pombeiro de Ribavizela e Jugueiros) numa ação de transformação do espaço exterior desta escola, tendo como propósito fazer deste espaço um espaço dos alunos, fortalecendo os vínculos com o espaço onde todos os dias efetuam as suas aprendizagens, potenciando-as…

Já o projeto “Sound of Silence”, que é um projeto de continuidade, pretende dotar os alunos, desde o 1.º ciclo do ensino básico, de competências de autocontrolo, de reflexão e de gestão emocional, essenciais para estes abordarem os momentos nos quais as aprendizagens se podem configurar como indutoras de stress e tensão emocional.

Por último, o projeto “Xadrez na Escola”, desenvolvido de forma transversal em todo o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, foi também distinguido, sendo o único projeto dos estabelecimentos de ensino da rede pública e da rede privada do concelho a merecer a distinção nas 4 edições já realizadas.

A aposta do Agrupamento em proporcionar a todos (dos alunos, aos docentes e não docentes, dos pais e encarregados de educação à comunidade em geral) a aprendizagem e prática do Xadrez, com os comprovados benefícios e contributos da prática desta modalidade para o rendimento e sucesso escolar, tem sido reconhecida pela organização da iniciativa Escola Amiga da Criança, sendo o único projeto alicerçado no Xadrez a nível nacional com quatro distinções nas quatro edições.

O Agrupamento de Escola Dr. Machado de Matos tem vindo a ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na promoção dos percursos de sucesso, ocupando os lugares cimeiros dos principais rankings de promoção do sucesso educativo, divulgados pela generalidade da imprensa, sendo as distinções agora recebidas mais um reconhecimento do trabalho de toda uma comunidade educativa na promoção do sucesso dos seus alunos.”

Partilhe:
Exit mobile version