Home » Ambiente & Natureza » Semana da Biodiversidade 2023 em Lagoa
Semana da Biodiversidade 2023 em Lagoa

Semana da Biodiversidade 2023 em Lagoa

Lagoa celebra a Semana da Biodiversidade de 20 a 27 de maio, para alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, na sequência da adoção da Convenção da Diversidade Biológica.

O Dia Internacional da Biodiversidade que se assinala a 22 de Maio, tem previstas para a edição 2023, atividades de educação ambiental noturnas e diurnas, de caracter formativo (formação creditada), e informativo (Oficinas da Biodiversidade), de formato on-line e presencial, em horário laboral e pós-laboral, de modo a poder alcançar todos os interessados e amantes do ambiente, de perto e de longe e sensibilizar toda a comunidade civil.

Programa:

– 20 de maio (sábado), das 09h00 às 22h30 – Curso teórico-prático de Observação de Anfíbios – Uma Ferramenta de Educação Ambiental, com Ivo Rosa e Hélder Pereira (GeoWalks & Talks), no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Inscrições: <https://forms.gle/aCqRdw2KzrbSLnbk6>;

– 23 de maio (3ª-feira), das 17h30 às 19h30 – Oficina “Evolução da vida na Terra à luz da Paleontologia” (Formato on-line), com Hélder Pereira (GeoWalks&Talks). Local: Plataforma On-line ZOOM.

Inscrições: <https://forms.gle/p6xboaqo4XMSF2Ax7>;

– 24 de maio (4ª-feira), das 16h00 às 20h00 – Oficina de Ilustração Científica – Técnica da Aguarela (Formato On-line), com Ana Rita Afonso, no âmbito da comemoração do Dia Europeu dos Parques. Local: Plataforma On-line ZOOM. Inscrições limitadas a um máximo de 12 Participantes: <https://forms.gle/hzSgdy5Uajye2wUY7>;

– 27 de maio (sábado), das 20h00 às 00h00 – Criaturas na Noite 2: À Descoberta das Aves Noturnas, com Pedro Cardia Lopes. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Inscrições: <https://forms.gle/DAc1F9ZQqxcXRSb58>;

A presente oferta formativa na área do ambiente e da literacia ambiental, pretende reforçar o compromisso do Município de Lagoa no cumprimento e promoção dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para concretização da Agenda 2030. Destes, destacam-se o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4); contribuir para cidades e comunidades mais seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11); tomar iniciativas ao nível do clima, de modo a promover a mitigação das alterações climáticas (ODS 13); promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e gerir de forma sustentável as florestas, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade (ODS 15); e revitalizar as parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS 17).

Para mais informações sobre as atividades, por favor contacte-nos, através do número 96 131 8422, ou via e-mail para: sitio.fontes@cm-lagoa.pt.

Partilhe:

One comment

  1. Curioso que uma câmara que enche a boca para falar de biodiversidade, desenvolvimento sustentável, sensibilização ambiental … Esteja prestes a destruir um habitat natural riquíssimo como a zona das Alagoas Brancas. Para além de ser um crime ambiental, é uma enorme estupidez: construir uma grande superfície sobre um pântano só pode dar problemas no futuro, como se pode ver nos pareceres técnicos. Aliás, já vimos estes problemas em muitos locais, inclusive em Lagoa: quando há uma chuvada fica tudo alagado, por falta de escoamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.