Site icon Ipressjournal

Semana da Biodiversidade 2023 em Lagoa

Semana da Biodiversidade 2023 em Lagoa

Lagoa celebra a Semana da Biodiversidade de 20 a 27 de maio, para alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, na sequência da adoção da Convenção da Diversidade Biológica.

O Dia Internacional da Biodiversidade que se assinala a 22 de Maio, tem previstas para a edição 2023, atividades de educação ambiental noturnas e diurnas, de caracter formativo (formação creditada), e informativo (Oficinas da Biodiversidade), de formato on-line e presencial, em horário laboral e pós-laboral, de modo a poder alcançar todos os interessados e amantes do ambiente, de perto e de longe e sensibilizar toda a comunidade civil.

Programa:

– 20 de maio (sábado), das 09h00 às 22h30 – Curso teórico-prático de Observação de Anfíbios – Uma Ferramenta de Educação Ambiental, com Ivo Rosa e Hélder Pereira (GeoWalks & Talks), no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Inscrições: <https://forms.gle/aCqRdw2KzrbSLnbk6>;

– 23 de maio (3ª-feira), das 17h30 às 19h30 – Oficina “Evolução da vida na Terra à luz da Paleontologia” (Formato on-line), com Hélder Pereira (GeoWalks&Talks). Local: Plataforma On-line ZOOM.

Inscrições: <https://forms.gle/p6xboaqo4XMSF2Ax7>;

– 24 de maio (4ª-feira), das 16h00 às 20h00 – Oficina de Ilustração Científica – Técnica da Aguarela (Formato On-line), com Ana Rita Afonso, no âmbito da comemoração do Dia Europeu dos Parques. Local: Plataforma On-line ZOOM. Inscrições limitadas a um máximo de 12 Participantes: <https://forms.gle/hzSgdy5Uajye2wUY7>;

– 27 de maio (sábado), das 20h00 às 00h00 – Criaturas na Noite 2: À Descoberta das Aves Noturnas, com Pedro Cardia Lopes. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Inscrições: <https://forms.gle/DAc1F9ZQqxcXRSb58>;

A presente oferta formativa na área do ambiente e da literacia ambiental, pretende reforçar o compromisso do Município de Lagoa no cumprimento e promoção dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para concretização da Agenda 2030. Destes, destacam-se o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4); contribuir para cidades e comunidades mais seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11); tomar iniciativas ao nível do clima, de modo a promover a mitigação das alterações climáticas (ODS 13); promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e gerir de forma sustentável as florestas, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade (ODS 15); e revitalizar as parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS 17).

Para mais informações sobre as atividades, por favor contacte-nos, através do número 96 131 8422, ou via e-mail para: sitio.fontes@cm-lagoa.pt.

Partilhe:
Exit mobile version