Site icon Ipressjournal

Semana da Reflorestação Nacional em Lagos

Semana da Reflorestação Nacional em Lagos

Lagos promove de 22 a 30 de novembro, um conjunto de atividades de plantação de árvores e sensibilização ambiental. A iniciativa integra-se na Semana da Reflorestação Nacional, promovida pelo movimento “Plantar Portugal”, que decorre em todo o país com o objetivo de assinalar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro).

Tal como aconteceu com as atividades promovidas aquando do Dia Mundial da Árvore, assinalado a 21 de março, o propósito da participação do município é apostar na reflorestação do território concelhio, em épocas do ano distintas, envolvendo a participação da comunidade local, incluindo escolas e instituições. Estas iniciativas decorrem da estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas que visa reduzir a temperatura do tecido urbano, reforçando a flora autóctone e promovendo a remoção de dióxido de carbono.

A plantação de árvores irá acontecer, de 22 a 30 de novembro, em todas as freguesias do concelho. A esta junta-se uma ação de sensibilização e plantação no dia 24 de novembro, a realizar em parceria com a associação Projeto Novas Descobertas na Quinta do Vale da Lama, uma atividade aberta à população mediante inscrição prévia.

Para quem quiser participar, plantando autonomamente uma árvore, a autarquia irá disponibilizar à população, nos dias 24 a 26 de novembro, sobreiros, alfarrobeiras e medronheiros juvenis, às quais poderá aceder manifestando previamente esse interesse. Estas árvores foram cedidas ao município no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara de Lagos, no quadro da Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao projeto “Floresta Comum” dinamizado pela Quercus e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Partilhe:
Exit mobile version