Por uma cultura de prevenção e planeamento de emergência”, é o tema da semana de Proteção Civil que o Câmara Municipal de Cascais e o CascaiShopping organizam em conjunto, que teve início esta segunda feira e que decorrerá até 2 de Março.
Esta é uma ação que pretende envolver toda a população do concelho, sensibilizando crianças e adultos para um melhor conhecimento do Plano Municipal de Emergência e para a necessidade de uma cultura de prevenção e planeamento de emergência. O evento assinala também, o Dia Internacional da Proteção Civil, que se celebra a 1 de março.
Tal como nos anos anteriores, o CascaiShopping vai ser o grande palco de um conjunto alargado de atividades, envolvendo várias corporações de bombeiros, demonstrações de salvamento em grande ângulo (ex: salvamento nos pisos superiores de um prédio), técnicas de salvamento, de desencarceramento e em Suporte Básico de Vida, demonstrações do Grupo de Intervenção Cinotécnica da GNR, do grupo de Inativação de Explosivos no Subsolo da PSP, realização de workshops, passeios a cavalo e de charrete com a GNR. Estará, ainda, patente uma exposição que irá dar conhecer ao público os diversos agentes e entidades integrantes do sistema municipal de Proteção Civil.
No dia 28 de fevereiro, entre as 9h00 e as 12h00, a sala de cinema Zon Lusomundo do CascaiShopping será o palco do Seminário “Fenómenos Meteorológicos Extremos e Tsunamis” na qual será analisada a situação em Cascais, o que pode e deve ser feito para minimizar o impacto de um fenómeno desta natureza. Entre os principais oradores irão estar presentes Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Maria Ana Batista, investigadora do Instituto Dom Diniz, José Manuel Mendes, investigador do Centro de Estudos Sociais, Pinto Moreira, Comandante da Capitania do Porto de Cascais, e Celso Pinto, porta-voz da Agência Portuguesa do Ambiente. Este Seminário é aberto ao público.