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Seminário da APCOR debateu o futuro do Setor Corticeiro
Seminário da APCOR debateu o futuro do Setor Corticeiro

Seminário da APCOR debateu o futuro do Setor Corticeiro

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral esteve presente na conferência “Como Valorizar o Setor da Cortiça”, que teve lugar na passada terça feira (6) no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

O setor empresarial corticeiro reunido na conferência organizada pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), que celebra o 60º aniversário, debateu o modelo indústria 4.0 e a eficácia operacional deste setor tradicional.

Das conclusões do seminário, destaca-se a necessidade de aposta na indústria 4.0, modelo que gera melhores resultados, promovendo o desenvolvimento de produtos customizados, como defendeu António Rios Amorim, presidente da Corticeira Amorim, para quem “os desafios têm de ser vistos como novas oportunidades para crescer e confiar no futuro.”

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, reforçou o bom exemplo que o setor da cortiça dá ao país e a forma como se soube associar com outros setores, valorizando os seus produtos e encontrando novas soluções, novos mercados e novas aplicações.

“Quem faz inovação na cortiça em 1º lugar e em todo o mundo são as empresas portuguesas”, reforçou o governante no jantar de encerramento do 60º Aniversário da associação do setor.

João Rui Ferreira, presidente da APCOR, aproveitou a presença do ministro para sublinhar quanto o setor cria riqueza e gera mais-valias para economia, o quanto faz parte da cultura de regiões e de um povo.

“Temos muito orgulho na valorização, divulgação e promoção um setor que molda um dos maiores recursos naturais do país. O percurso tem sido feito a pulso, com espírito de equipa, inovação e empreendedorismo e é com uma enorme dedicação que continuamos a apostar na excelência, em novas aplicações e caminhos. Porque a cortiça merece. E o país também”, afirmou o mesmo responsável.

Também o pró-reitor da Universidade do Porto, Carlos Melo Brito, na apresentação do livro ‘Cork. Comunicação da Cortiça no Mundo.’, destacou que não basta ter bons e inovadores produtos se ninguém estiver disponível e interessado a pagar por eles, defendendo a importância que o Marketing e a Comunicação têm na geração de valor e na competitividade das empresas corticeiras.

A APCOR que comemora o 60º aniversário aposta na inovação e nas exportações, num ano histórico para a cortiça, com a previsão do setor fechar o ano com vendas na ordem dos 950 milhões de euros.

O seminário que juntou mais de 200 empresários no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, debateu temas como o paradigma das alterações climáticas e a sua influência no montado, a visão dos utilizadores, em setores como o vinho, mas também em diferentes aplicações, com destaque para o papel da comunicação e do marketing na valorização da cortiça no mundo.

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