Home » Música & Eventos » Concertos* » Serões no Palácio da Pena: Elise Hensler: Rainha da Pena

Serões no Palácio da Pena: Elise Hensler: Rainha da Pena

O terceiro serão do ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena”, intitulado “Elise Hensler: Rainha da Pena”, tem lugar no dia 31 de janeiro. Conta com um concerto da soprano Cristiana Oliveira, o barítono Nuno Pereira, do trompista Paulo Guerreiro e do pianista João Paulo Santos, às 21h30, precedido de uma conferência (21h00).

Tanto o concerto como a conferência, apresentada pela musicóloga Luísa Cymbron, têm lugar no Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena, restaurado no início de 2014.

Com este concerto pretende-se caracterizar a diversidade dos ambientes musicais que a rodearam e a sua relação privilegiada com Sintra, aqui simbolizada pela trompa, instrumento que, no Romantismo alemão, glorifica a relação mística entre o homem e a Natureza.

Concerto_Elise_Hensler_Rainha_da_Pena620O programa da noite inclui obras de Charles Gounod, Alfredo Keil, Alfred Pease, Harrison Millard, Franz Lachner, Camille Saint-Saëns, Franz Strauss, Saverio Mercadante, Gaetano Donizetti, José Vianna da Motta e Giuseppe Verdi.

Este concerto conta com quatro grandes nomes da música: a soprano Cristiana Oliveira, que em 2010 integrou o Estúdio de Ópera de Nova Iorque onde interpretou o papel de Yaroslavna na ópera “Prince Igor”, de Borodin, sob a direção de Nico Castel; o barítono Nuno Pereira, detentor do “Dewar Award”, e que, no campo da oratória e concerto, se tem apresentado em Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Escócia; o trompista Paulo Guerreiro, primeiro Trompa Solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa e membro da Orquestra Barroca Divino Sospiro; e o pianista e maestro João Paulo Santos, atual Diretor de Estudos Musicais e Diretor Musical de Cena do Teatro Nacional de São Carlos e uma das principais figuras do panorama musical em Portugal.

Nascida na Suíça e educada em Boston, Elise Hensler frequentou o Conservatório de Paris e lançou-se como cantora profissional no circuito italiano. Já Condessa d’Edla, passou boa parte dos seus anos de casada na Pena, manifestando um profundo interesse pela plantação e manutenção do Parque.

O ciclo, apresentado pela Parques de Sintra e pelo Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP), decorre até 14 de fevereiro, sendo composto por quatro serões, cada um deles com um concerto e uma conferência.

O ciclo pretende evocar – através da música – questões, imagens e figuras ligadas aos ambientes de Sintra, e em particular da Pena, no século XIX. Além do amor à Natureza (um dos grandes tópicos do imaginário romântico, com uma afirmação transversal às várias artes) e do interesse pelo exotismo, sobretudo a nível arquitetónico, outra grande paixão de D. Fernando II foi a música, como fica claro tanto através de muitos testemunhos contemporâneos, como do inventário do seu vasto espólio musical.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.