Home » Sociedade » Notícia* » Serviços públicos alvo de milhares de reclamações
Serviços públicos alvo de milhares de reclamações

Serviços públicos alvo de milhares de reclamações

Os Serviços públicos foram alvo de 20 mil reclamações nos últimos dois anos. Segurança Social, Saúde e Segurança lideram o número de reclamações segundo uma análise do Portal da Queixa.

O ano de 2023 registou o maior volume de queixas, a ultrapassar as dez mil. Segurança Social, Saúde e Segurança foram as áreas mais reclamadas no período em análise. Já a categoria ‘Governo’ é a única que regista um crescimento anual consecutivo das queixas.

À porta das eleições legislativas e com o objetivo de avaliar a satisfação dos portugueses face à performance dos serviços prestados pelo Estado, o Portal da Queixa analisou as reclamações dos consumidores dirigidas ao setor público em Portugal.

Para o estudo, foram analisados organismos e entidades segmentados por seis categorias: Educação; Saúde; Segurança; Transportes; Segurança Social e Governo e seus organismos públicos.

Entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, foram registadas no Portal da Queixa 19.608 reclamações relacionadas com o setor público. Em 2022, foram publicadas 9338 e, no último ano, foram 10.821 ocorrências. As queixas foram dirigidas ao Governo e às entidades desses serviços públicos.

Segundo o estudo, das seis categorias analisadas, a que lidera o maior número de reclamações é a Segurança Social (4053), segue-se o setor da Saúde – SNS, Hospitais e Maternidades, Emergência Médica, Centros de Saúde (3827). O terceiro lugar pertence à Segurança (categoria que engloba Polícia, Emergência e Bombeiros) com 3454.

O setor dos Transportes (que abrange as subcategorias Comboio e Metropolitano; Transporte Marítimo e Transporte Coletivo de Passageiros) foi o quarto mais reclamado (3101) e o Governo (Governo de Portugal e organismos públicos), ocupa o quinto lugar (1753).

O setor da Educação (composto pelo Ministério da Educação e Infantários e Creches), posiciona-se em sexto (1360).

Governo: Crescimento consecutivo de queixas entre 2019 – 2023

Segundo revela uma análise mais abrangente – no período entre 2019 e 2023 -, a categoria Governo é a única onde se observa um crescimento consecutivo a cada ano. Em 2019, foram geradas contra o Governo (liderado por António Costa) 255 reclamações, número que se avolumou em 2023, com 1.030.

Em todo o período analisado (2019 – 2023), o Portal da Queixa recebeu um total de 3.121 reclamações especificamente dirigidas ao Governo e seus organismos públicos.

Entre eles, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) que lidera as reclamações do período em análise (792); segue-se a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com 497; a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos(DGRM) a recolher 229. Em quinto lugar, o Governo de Portugal a somar 188 queixas; o IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública a acolher 143 e o Portal do Cidadão a absorver 136 denúncias dos portugueses.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.