Home » S√≠tios & Viagens » Regi√Ķes Tur√≠sticas » Sess√£o sobre a navega√ß√£o nas grutas de Benagil
Sessão sobre a navegação nas grutas de Benagil

Sessão sobre a navegação nas grutas de Benagil

Vai ter lugar na pr√≥xima ter√ßa-feira, 21 de maio, √†s 20h00, em Lagoa, uma sess√£o de esclarecimento p√ļblica sobre o projeto ‚ÄúEdital ‚Äď Instru√ß√£o de Navega√ß√£o em √Ārea Mar√≠tima referente √†s Grutas de Benagil‚ÄĚ, dirigida √†s empresas mar√≠timo-tur√≠sticas.

Este encontro promovido pelo Turismo do Algarve, do Município de Lagoa e da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), contará com a participação do Comandante do Porto de Portimão, Eduardo Luís Pousadas Godinho, com quem o setor poderá abordar e esclarecer as novas regras definidas no edital.

O objetivo principal deste edital √© assegurar que a navega√ß√£o, especialmente nas proximidades e acesso √†s Grutas de Benagil, seja realizada em condi√ß√Ķes seguras, protegendo visitantes, operadores mar√≠timo-tur√≠sticos, a navega√ß√£o geral na √°rea e o meio ambiente.

A sessão é aberta às empresas marítimo-turísticas registadas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT), mediante inscrição prévia.

As Grutas de Benagil

As Grutas de Benagil s√£o uma das atra√ß√Ķes tur√≠sticas mais visitadas na regi√£o do Algarve, conhecidas pela sua beleza natural e relev√Ęncia ambiental.

Baseando-se nas recomenda√ß√Ķes do grupo de trabalho ‚ÄúGrutas de Benagil‚ÄĚ, reconhece-se a necessidade urgente de regulamentar as visitas √†s grutas devido ao elevado n√ļmero de visitantes e ocorr√™ncias. As recomenda√ß√Ķes indicam a urg√™ncia de implementar medidas de gest√£o priorit√°rias em 2024, atrav√©s da publica√ß√£o de um edital.

Em resposta a estas recomenda√ß√Ķes, foi elaborado o projeto de Edital/Instru√ß√£o de Navega√ß√£o, atualmente em fase de consulta p√ļblica at√© dia 10 de junho, visando recolher opini√Ķes e contributos. Ap√≥s este per√≠odo, ser√° feita a avalia√ß√£o e pondera√ß√£o das sugest√Ķes recebidas, com poss√≠veis ajustamentos ao projeto.

Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção de uma navegação mais segura e sustentável naquela área através de processos de diálogo construtivos e informativos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.