Home » Economia » Empresas » Setor de mobiliário e colchoaria exportou mais 15%
Setor de mobiliário e colchoaria exportou mais 15%
Setor de mobiliário e colchoaria exportou mais 15%

Setor de mobiliário e colchoaria exportou mais 15%

As exportações das empresas do setor de mobiliário e de colchoaria registaram, nos primeiros quatro meses do ano, um crescimento de 15% face ao período homólogo de 2015.

De acordo com dados apurados pela APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, junto do Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor das exportações realizadas naquele período atingiu um total de €582M.

“O mercado francês, com €182M em vendas, é o principal destino das exportações do setor, tendo crescido 24% face a igual período de 2015 e alcançado uma quota de 31% do total de exportações”, revela Gualter Morgado, gestor de projeto da APIMA.

A posição de França no ranking dos principais destinos comerciais do setor é seguida de perto pela Espanha, que cresceu 26% em termos homólogos, para um volume de vendas na ordem dos €166M, correspondentes a uma quota de mercado de 29%.

Apesar do decréscimo homólogo de 19%, a Alemanha surge na terceira posição deste ranking, tendo sido responsável por um volume de vendas próximo dos €36M, equivalente a uma quota de 6% das exportações.

“Esta análise revela ainda melhorias no desempenho das exportações para o Reino Unido e E.U.A., países com crescimentos de 4% e 26%, respetivamente, quando comparados com igual período de 2015”, destaca a mesma fonte da APIMA.

Ainda segundo os dados da APIMA, as importações do setor registaram um crescimento de 18% face a igual período homólogo, fixando-se nos €256M, valor que assegura a continuação de um saldo superavitário da balança comercial do setor, que registou a importância de €326M. A taxa de cobertura das exportações pelas importações do período em referência é de 228%.

Recorde-se que, com os objetivos de aumentar as receitas do setor, de estabelecer a categoria ‘Mobiliário Português’ nos mercados externos e de posicionar o Made in/Made by Portugal como algo positivo, diferenciador e criador de valor, a APIMA está, desde abril de 2015, a desenvolver uma campanha de promoção internacional do setor de Mobiliário e Afins.

Através desta campanha, levada a cabo no âmbito do projeto conjunto da APIMA – Interfurniture 2015/2016, marca registada e criada pela APIMA com o propósito de conferir uma identidade à campanha de promoção internacional do setor, a associação já apoiou 105 empresas, que marcaram presença num conjunto de 26 ações promocionais realizadas em 8 mercados estratégicos, Espanha, Singapura, Itália, França, E.U.A., Reino Unido, Rússia e Alemanha, onde dispuseram de 264 espaços de exposição em feiras e montras internacionais.

Esta campanha de promoção internacional do setor, que se estende até ao próximo mês de agosto, contou com o apoio do COMPETE, ao abrigo do programa de incentivos Portugal 2020, com um orçamento aprovado de €8M. Até maio, atingiu já 93% de execução, prevendo-se que irá ultrapassar os 100%.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.