A segunda etapa da Taça da Europa em ‘aguas abertas’, uma das três provas de natação realizadas na cidade de Setúbal é referência nesta disciplina aquática. “Temos condições ímpares que fazem de Setúbal uma referência nacional e mundial da natação em águas abertas”, afirma Pedro Pina, o vereador, que fez o balanço das três competições internacionais, designadamente Taça do Mundo, Europeu de Juniores e Taça da Europa, realizadas na cidade setubalense.
A última, realizada esta manhã, correspondeu à segunda etapa da Taça da Europa, maratona aquática na distância de dez quilómetros realizada num percurso entre a Praia da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel, ganha pelos franceses Sacha Velly e Caroline Jouisse
Sacha Velly, que há uma semana foi segundo na Taça do Mundo, dominou na Taça da Europa ao terminar em 01h51m45s, superiorizando-se ao italiano Fabio Dalu, em segundo, com mais 22,94 segundos, ou seja 01h52m08s, e ao turco Berk Boz, em terceiro, com o tempo de 01h52m10s.
Na prova feminina, Caroline Jouisse, que havia sido terceira na Taça do Mundo), foi mais forte nos derradeiros metros e terminou a maratona em 02h00m57s, a que se seguiram a monegasca Lisa Pou, em segundo, com 02h00m57s, e a italiana Giulia Berton, em terceiro, com o tempo de 02h00m59s.
Quanto aos nadadores portugueses, Francisco Amaral e Tomás Sarreira foram, respetivamente, 13.º e 16.º da classificação geral da prova organizada pela European Aquatics, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, enquanto Carolina Viana ficou em sexto lugar.
Além desta segunda etapa da Taça da Europa, realizada hoje, Setúbal acolheu, nos dias 19, 20 e 21, o Campeonato Europeu de Juniores, igualmente ad European Aquatics, a que se juntou, nos dias 14 e 15, a terceira etapa da Taça do Mundo, esta última promovida pela World Aquatics.
“Foram dez dias de grande intensidade e de grande exigência logística, em que Setúbal e a Câmara Municipal deram uma vez mais a demonstração de uma grande capacidade de organização de eventos internacionais, cuja avaliação é extremamente positiva”, apontou o vereador do Desporto na autarquia, Pedro Pina.
O autarca, ao realçar que “é cada vez mais difícil Portugal receber eventos desta dimensão” destacou que a parceria com a Federação Portuguesa de Natação, World Aquatics e European Aquatics “demonstra que Setúbal tem uma condição ímpar quer para o acolhimento de etapas mundiais quer europeias”.