Site icon Ipressjournal

Siemens desenvolve “supercérebro” para automóveis elétricos!

A nova tecnologia será apresentada até ao final de 2014

A Siemens está a desenvolver uma tecnologia que pretende transformar os automóveis elétricos em ‘computadores móveis’ controlados por um computador central que funciona como um “supercérebro”. A nova tecnologia que faz parte de um projeto de cerca de 20 milhões de euros, vai apresentar dois protótipos até ao final de 2014.

Este projeto é mais um passo no caminho do futuro, assente em digitalização, que promete revolucionar e simplificar a arquitetura eletrónica dos carros no futuro possibilitando o acesso a todos os sensores do veículo.

Num projeto designado por ‘RACE’ (Robust and Reliant Automotive Computing Environment for Future eCars), desenvolvido pelo departamento central de investigação da Siemens e o fabricante de veículos elétricos StreetScooter, estão a ser desenvolvidos e testados novos conceitos neste domínio.

O objetivo do projeto RACE é simplificar substancialmente a arquitetura eletrónica, cada vez mais complexa, dos automóveis. Atualmente, um veículo de gama média pode incorporar mais de 70 sistemas de comando diferentes, os quais estão todos ligados em rede entre si. Além disso, existem milhares de subfunções que são executadas e que comunicam com estes sistemas de comando.

No projeto RACE, pelo contrário, os veículos são comandados por uma arquitetura de computação centralizada. A abordagem é semelhante aos sistemas fly by wire e a outras tecnologias que se utilizam nos aviões de hoje.

Uma arquitetura de software uniforme permitiria criar rápida e facilmente novas funções. Além disso, as funções de software poderiam ser enviadas para os veículos tal como se faz com os telefones inteligentes e incluiriam tanto software de infotainment, como funções críticas de segurança tais como sistemas de assistência ao condutor.

A tecnologia RACE também torna a condução autónoma muito mais simples, além de permitir que fabricantes de veículos em lotes especial-mente pequenos, possam satisfazer, de forma rápida e flexível, os desejos dos clientes.

Partilhe:
Exit mobile version