Site icon Ipressjournal

Simulacro testa segurança do Cineteatro S. João em Palmela!

O Cineteatro S. João em Palmela vai ser no próximo dia 21 de maio (10h30), o palco de um simulacro de incêndio, iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2014, que pretende testar o plano de segurança interno, daquele equipamento cultural.

O simulacro tem como cenário um incêndio provocado por sobrecarga do sistema elétrico, que se propaga aos cenários, na zona do palco. Não se verificando danos na estrutura do edifício, nem roturas nas canalizações de água, o incêndio é confinado ao palco, com dois espetadores que ficam retidos no interior da sala de espetáculos, com ferimentos e intoxicação, e um funcionário que permanece no primeiro piso, por ocasião da evacuação.

Este exercício contará com o envolvimento dos agentes de Proteção Civil, nomeadamente, as corporações de bombeiros de Palmela e de Pinhal Novo (prevenção), o Serviço Municipal de Proteção Civil, a GNR, o CDOS – Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal e o Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela, através da colaboração de algumas turmas do ensino básico.

O simulacro do Cineteatro S. João pretende, ainda, exercitar as medidas de autoproteção, que têm, como principais objetivos, preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a salvaguarda de pessoas e bens, em caso de emergência; sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar os procedimentos de autoproteção a adotar por parte dos trabalhadores em caso de acidente ou evacuação urgente do edifício; organizar os meios e prever missões para cada um dos intervenientes, e criar hábitos de segurança e uma cultura de prevenção em todos os trabalhadores presentes nas instalações.

Partilhe:
Exit mobile version