Home » Atualidade » Nacional » Simulador calcula densidade do virus em espaços interiores
Simulador calcula densidade do virus em espaços interiores

Simulador calcula densidade do virus em espaços interiores

Manuel Gameiro da Silva, cientista da FCT da Universidade de Coimbra, desenvolveu um simulador que calcula a densidade do vírus SARS-CoV-2, em espaços interiores.

“Considerando a intensidade da fonte, a dimensão do espaço, o caudal de ar existente, que possa atenuar a carga viral, o uso ou não de máscara e o tempo de permanência previsto”, o modelo informático desenvolvido pelo investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), “consegue determinar a quantidade de vírus inalada no período de permanência nesse ambiente”, informa a Universidade de Coimbra.

O professor catedrático, citado numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, refere que a ferramenta pode ser “muito útil” para a gestão de edifícios (escolas, escritórios, etc.), pois “consegue prever os mais diversos cenários, possibilitando a adoção de medidas para evitar o risco de contágio”.

“Imaginemos uma sala de aula: sabendo a dimensão da sala, os alunos que vão estar presentes, a duração da aula e o caudal de ar no espaço, o simulador permite prever o nível de exposição a que cada utilizador vai estar sujeito em cada momento, o que permite tomar medidas para mitigar o risco, por exemplo, abrir janelas para renovar o ar ou reduzir o tempo de permanência na sala de aula”, exemplifica Manuel Gameiro da Silva.

A vantagem “é que simula simultaneamente as evoluções das concentrações do vírus e do CO2 metabólico, com base no conjunto dos fatores que são importantes na cadeia de transmissão da covid-19, permitindo uma abordagem mais informada na tomada de decisões relacionadas com a gestão de edifícios e respetivos equipamentos”, acrescenta o cientista da FCTUC.

O investigador “tenciona agora adaptar o modelo a uma aplicação informática (App) simples e intuitiva, de modo a que qualquer cidadão possa utilizar esta ferramenta”, refere a nota da UC.

Fonte Lusa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.