Site icon Ipressjournal

Sintra com visitas esgotadas no Dia dos Monumentos e Sítios

Sintra: Castelo dos Mouros

A Parques de Sintra associou-se mais uma vez às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, organizadas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), este ano entre 12 e 20 de abril.

Sob o tema “Lugares de Memória”, as celebrações têm o objetivo de “sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização”, segundo a DGPC.

Foi neste sentido que a Parques de Sintra propôs um programa de visitas gratuitas – mediante inscrição prévia – a muitos dos seus parques e monumentos, entre 12 e 17 de abril, que esgotou em 2 semanas.

Estas visitas são guiadas por diferentes especialistas que darão a conhecer os principais projetos de restauro patrimonial em que a Parques de Sintra investiu nos últimos anos. Será colocado um especial foco na importância da gestão orientada para a recuperação, manutenção e divulgação do património como meio de salvaguarda dos “Lugares de Memória” de Sintra para as gerações vindouras. No Palácio da Pena haverá visitas com o Diretor e o Conservador, nos Palácios de Sintra e Queluz visitas orientadas pela Diretora, no Castelo dos Mouros estará presente a Arqueóloga da Parques de Sintra, em Monserrate os Conservadores acompanharão os participantes e, no Parque da Pena ou Jardins de Queluz, as visitas serão guiadas pelas Arquitetas Paisagistas que coordenam os trabalhos diariamente.

Quatro dos temas das visitas dizem respeito ao Palácio ou Parque da Pena onde, segundo o Arquiteto António Nunes Pereira, Diretor do Palácio da Pena, “a memória passada e presente se cruzam na obra arquitetónica e paisagística de D. Fernando II”.

Visitas gratuitas guiadas nos Parques e Monumentos sob gestão da Parques de Sintra: (ESGOTADAS)

Partilhe:
Exit mobile version