Home » Ciência & Tecno » SISTEMA “CONTACTLESS” EM BREVE NO TERMINAIS TPA!

SISTEMA “CONTACTLESS” EM BREVE NO TERMINAIS TPA!

A Unicre apresentou, esta sexta-feira, o novo sistema “contactless”, uma tecnologia de pagamento que apresenta como principal vantagem, reduzir o tempo médio de pagamento nos terminais, bastando aproximar o cartão até cerca de quatro centímetros do TPA, para que o pagamento se efetue, dentro de um limite máximo de 20 euros.

Por questões de segurança, quando ultrapassado o valor máximo definido pelo emissor do cartão, é exigida a marcação do código PIN. Os cartões estão equipados com chip EMV e tecnologia PIN para reforço de segurança nas transacções de montantes mais elevados.

O sistema ainda está em fase experimental, apenas os TPA disponíveis em 28 pontos de venda da capital portuguesa. O alargamento a outras regiões do país será progressivo. A Unicre estima implementar 1.000 terminais com tecnologia “contactless” até ao final deste ano.

Os novos terminais continuarão a aceitar pagamentos com cartões que ainda não disponham desta tecnologia. Porém, estão já preparados para virem a aceitar pagamentos com “smartphones”, que também serão efetuados com recurso à tecnologia NFC, antecipando o futuro”.

A SIBS prevê que o número de cartões “contactless”, em Portugal, situar-se-á próximo de 1,872 milhões de unidades. As estimativas da Unicre apontam para que se chegue aos 2,3 milhões até ao final de 2013.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.