Site icon Ipressjournal

SLAMFEST junta os melhores slamers nacionais e franceses na FIL

o SLAM é uma manifestação cultural que acolhe qualquer expressão linguística

Inserido no programa do primeiro dia Futurália 2014 – salão que decorre na FIL (Parque das Nações) entre 26 e 29 de Março – o Institut Français du Portugal em colaboração com a associação Lab.I.O. e com o apoio da Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, apresenta o SLAMFEST, num formato de competição que junta os melhores performers nacionais e franceses de poesia urbana.

Ainda considerado inovador em Portugal, o SLAM é uma manifestação cultural que acolhe qualquer expressão linguística, e assume o propósito de promover a capacidade de expressão dos jovens, através da interação da palavra e do corpo.

O SLAMFEST, integrado no programa da Festa da Francofonia, vem dar palco a um fenómeno de expressão urbana que nasceu em França mas que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos entre os adolescentes e jovens portugueses.

Assumindo-se como uma manifestação cultural aberta ao público, que junta slamers franceses e portugueses num espetáculo performativo, o SLAMFEST arranca no dia 24, segunda-feira, com a iniciativa “Tertúlia Slam”, a ter lugar no Hotel Gat Rossio.

Este momento de convívio entre slamers contará com a presença da luso-descendente Cristina Lopes, uma das principais mentoras do movimento Slam em Paris e dos slamers convidados para o SLAMFEST.

No dia 26, o SLAMFEST instala-se na Futurália onde estarão em competição por um lugar na grande competição de Slam que decorrerá em Paris 10 alunos de 5 escolas que apresentarão as suas próprias composições poéticas.

A par da competição o evento na Futurália contará com a intervenção de um grupo de slamers consagrados e um momento de Open Micro que procurará dar palco a novos talentos SLAM, dando a conhecer pessoas e os grandes poemas das suas vidas e levando ao público as vivências dos indivíduos e das sociedades urbanas.

O SLAMFEST na Futurália é um evento de entrada livre que para além da competição propriamente dita, que decorrerá entre as 14h e as 18h30 no Pavilhão Multiusos da Futurália, contará com espaços de interacção com o ‘SLAM Andante’, um mural com mensagens de alunos e visitantes e instalações audiovisuais que interagem automaticamente com o público, tendo a palavra como elemento chave.

Partilhe:
Exit mobile version