Home » Atualidade » Nacional » SmartBEAT para deteção precoce de problemas cardíacos!

SmartBEAT para deteção precoce de problemas cardíacos!

O SmartBEAT é um projeto europeu que pretende detetar problemas de insuficiência cardíaca.

Através de uma monitorização contínua do estado de saúde, recorrendo a um colete e a uma aplicação para Smartphone, vai ser possível detetar precocemente problemas de insuficiência cardíaca.

O SmartBEAT que é coordenado pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS, é o primeiro projeto que considera os três principais intervenientes, o doente, os cuidadores formais e informais.
Co-financiado pelo programa Ambient Assisted Living Joint Programme, o projeto SmartBEAT que reúne 10 parceiros Europeus, arrancou em 2015 e representa um investimento superior a dois milhões de euros.

A solução a desenvolver no âmbito do SmartBEAT, e que vai permitir avaliar a evolução da doença e melhorar a qualidade de vida dos seniores com insuficiência cardíaca, assenta em três vertentes, um colete com sistema de recolha de sinais vitais, uma aplicação para Smartphone e um portal integrado com um mecanismo de monitorização para análise de dados, gestão e relatórios.

O fato de aliar os três intervenientes, doente, cuidadores formais e informais, constitui o fator inovador do SmartBEAT.

Para Liliana Ferreira, investigadora no Fraunhofer AICOS e coordenadora do projeto, “o SmartBEAT rompe totalmente com o que foi feito até agora pois, pela primeira vez, haverá uma monitorização contínua, o que poderá representar poupanças consideráveis em termos de hospitalizações e evitar internamentos”. “O objetivo é valorizar a prevenção em detrimento da cura ou tratamento”, acrescenta a investigadora.

O SmartBEAT é uma solução simples, barata e rápida, de acompanhamento dos seniores, permitindo reduzir custos com a doença, reduzir o número de internamentos e, em última análise, melhorar o prognóstico e reduzir a mortalidade neste segmento da população.

O projeto que arrancou em Maio terá uma duração de 36 meses e, ao longo deste período, o consórcio pretende introduzir no mercado uma solução comercial baseado no SmartBEAT. Em Maio de 2016, o projeto deverá entrar na fase de testes que serão implementados em Portugal, Holanda, Bélgica e Noruega.

O número de doentes com insuficiência cardíaca tem vindo a aumentar e contribui para a sobrecarga do sistema público de saúde. Em Portugal, há 260 mil indivíduos com insuficiência cardíaca e na Europa este número chega a 15 milhões. A prevalência da doença em cidadãos com mais de 70 anos é de mais de 10 por cento. Em Portugal, na Europa e nos EUA, os custos associados a esta patologia representam um a dois por cento de todos os custos relacionados com os cuidados de saúde.

O SmartBEAT é um projeto Europeu, co-financiado pelo Ambient Assisted Living Joint Programme, que envolve 10 parceiros, entre os quais o Fraunhofer AICOS, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Hospital de S. João. O financiamento, superior a dois milhões de euros, será também assegurado por várias entidades de cada país, como, no caso português, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.