Home » Saúde » Sobre os direitos de acesso à sua informação de saúde

Sobre os direitos de acesso à sua informação de saúde

Com o objetivo de esclarecer os portugueses sobre todas as questões relacionadas com o direito de acesso à sua informação de saúde, nomeadamente relatórios médicos e resultados de exames complementares de diagnóstico, acaba de ser lançado o site www.acessoainformacaodesaude.pt, que visa responder às dúvidas da população sobre esta matéria. Destinado ao cidadão comum e aos profissionais de saúde, este portal surge no âmbito da campanha Informação de Saúde: Mais Transparência, Melhor Decisão, desenvolvida pela Associação Fazedores da Mudança.

“A esmagadora maioria dos portugueses não conhece os direitos de acesso à sua informação de saúde. Não existe também qualquer suporte (escrito ou digital) que sistematize os direitos, procedimentos e garantias do utente, tornando essa informação acessível a todos os cidadãos. Este desconhecimento generalizado associado à controvérsia legal existente na área motivaram a criação deste site.” afirma Paula Elias, Presidente de Direção da Associação Fazedores da Mudança.

Os objetivos da campanha são, entre outros, dotar os portugueses de uma maior consciência/capacitação para acederem à informação de saúde, nomeadamente onde obter essa informação, quais os direitos que possuem e quais as garantias de que dispõem em caso de recusa de acesso. Para o efeito foram criados vários suportes informativos disponibilizados no site como o vídeo dirigido aos cidadãos, um flyer e cartazes que qualquer pessoa pode partilhar ou mesmo imprimir e ajudar a “passar a palavra”.

O projeto tem o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa Literacia em Saúde, e pretende envolver a população em geral, os profissionais de saúde e os decisores políticos, através de uma série de ações de sensibilização em todo o país.

Para uma ampla divulgação deste direito junto dos cidadãos em geral, a Associação conta ainda com a parceria da CP, da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, da MURPI-Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos, da Ordem dos Médicos e da APDIS-Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde, entre outros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.