Home » Economia » Empresas » Sonae reforça quotas de mercado e mantem níveis de rentabilidade

Sonae reforça quotas de mercado e mantem níveis de rentabilidade

A Sonae registou em 2014, ganhos de quota de mercado na generalidade das suas áreas de negócio e reforçou a aposta na internacionalização, o que permitiu alcançar um volume de negócios de 4.974 M€, valor que representa um crescimento de 3,2% face ao registado no ano anterior, informa a empresa na comunicação ao mercado.

A Sonae reforçou a sua solidez financeira e posições competitivas durante o ano de 2014, conciliando o crescimento da atividade com a preservação de níveis de rentabilidade de referência.

Num forte ambiente concorrencial, a Sonae reforçou o seu compromisso com as famílias portuguesas no retalho alimentar, implementou com sucesso novos conceitos de loja nos seus formatos de retalho especializado e apostou na inovação ao nível de produtos e serviços. O esforço realizado foi reconhecido com a fidelidade das famílias portuguesas, o qual se traduziu em importantes ganhos de quota de mercado na generalidade dos formatos. A Sonae MC reforçou a sua posição de liderança, baseada na forte proposta de valor para famílias, com os melhores preços e a mais ampla e variada gama de produtos.

A companhia prosseguiu também com a expansão internacional das suas atividades, aproveitando a sua excelente base de ativos e vantagens competitivas da sua oferta, nomeadamente através de lojas próprias, franchising, exportação de produtos e prestação de serviços a terceiros. A área de retalho especializado cresceu 7,8% no exterior e entrou em cinco novos países através de franchising. A Sonae Sierra assinou contratos de serviços de gestão de centros comerciais e terminou o ano com presença em 14 países e na SSI a WeDo gerou cerca de 75% das suas receitas no exterior.

O sucesso da estratégia da Sonae traduziu-se numa melhoria da rentabilidade operacional, com o underlying EBITDA a atingir 380 milhões de euros e o resultado direto a aumentar 4,4% para 127 M€. O sólido desempenho operacional contribuiu para a evolução positiva do resultado líquido, que em base comparável cresceu 11,2% para 144 milhões de euros.

Tendo em conta os resultados do ano fiscal de 2014, a sólida posição financeira da Sonae e o resultado direto de 2014, o Conselho de Administração vai propor na próxima Assembleia Geral Anual de Acionistas, o pagamento de um dividendo ilíquido de 0,0365 euros por ação, um montante 5% superior ao do ano anterior. Este dividendo corresponde a um dividend yield de 3,6%, baseado na cotação a 31 de dezembro de 2014 e num payout ratio de 58% do resultado direto líquido atribuível a acionistas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.