Home | Sociedade | Cidadania | SPC assinala o Dia Internacional da Mulher com um Fórum
SPC assinala o Dia Internacional da Mulher com um Fórum

SPC assinala o Dia Internacional da Mulher com um Fórum

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia assinala hoje o Dia Internacional da Mulher, com a organização do Fórum “Bem Me Quero”, entre as 18:30 e as 21:00 horas, focado na saúde cardiovascular das mulheres.

O Fórum “Bem Me Quero”, é um evento virtual que pretende reforçar o alerta sobre a importância da prevenção da doença cardiovascular nas mulheres. O evento será transmitido na página de Facebook da SPC e será dedicado a profissionais de saúde.

Este Fórum faz parte do programa educacional com o mesmo nome para a prevenção das doenças cardiovasculares nas mulheres, cujo objetivo é alertar o público feminino para os sinais desta doença e promover o seu atempado diagnóstico e tratamento junto dos profissionais de saúde.

A prevenção/diagnóstico/tratamento da doença coronária na mulher com menopausa, na mulher com cancro ou durante a gravidez são alguns dos temas que vão estar em debate e que vão contar com algumas das mais reconhecidas médicas cardiologistas e de outras áreas da saúde da mulher em Portugal.

A doença coronária é a principal causa de morte na mulher das sociedades ocidentais, ultrapassando o cancro da mama, cancro uterino e a mortalidade periparto (entre o último mês de gestação e os 5 meses após o nascimento do bebé).

Em Portugal as mulheres com enfarte agudo do miocárdio são pior tratadas que os homens, têm maior risco de complicações e uma mortalidade hospitalar cerca de 2 vezes superior.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, 80 por cento destas mortes podem ser prevenidas com alterações nos estilos de vida e educação, além de se considerar que a doença coronária na mulher está subdiagnosticada e há um reconhecido subtratamento.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.