Site icon Ipressjournal

SPMI anuncia o primeiro curso – Infeção e Doença VIH

SPMI anuncia o primeiro curso - Infeção e Doença VIH

O Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar o 1º curso intensivo “Infeção e Doença VIH” entre 24 e 27 de setembro no Hotel dos Templários, em Tomar.

“A capacidade de olhar e gerir não só a infeção, mas a doença VIH como um todo, é o desafio a vencer nos dias de hoje. A adoção de protocolos de atuação que promovam a redução de fatores de risco, a profilaxia, o diagnóstico precoce e o tratamento atempado das co-morbilidades, são tarefas que a equipa de saúde deve dar resposta, tendo como objetivo a melhoria da qualidade assistencial e consequente redução da morbimortalidade e aumento da qualidade de vida” afirma José Vera, coordenador do NEDVIH.

“A infeção VIH não é apenas uma infeção viral do sistema imunológico. É uma doença sistémica, complexa, que desafia o nosso conhecimento e as nossas capacidades. A investigação desenvolvida desde o início da pandemia, tanto no campo do conhecimento da infeção, como na pesquisa de terapêuticas mais eficazes, permitiu que em apenas três dezenas de anos, a infeção VIH passasse de doença mortal a doença crónica. O conhecimento dos mecanismos de infeção, do ciclo de vida do VIH e a identificação de alvos terapêuticos que possibilitassem inibir a replicação viral foram passos essenciais deste processo” acrescenta José Vera.

O curso destina-se a médicos prestadores de cuidados diferenciados aos doentes com infeção VIH, médicos em formação específica e jovens especialista com interesse nesta patologia, médicos dos Cuidados de Saúde Primários e médicos de Organizações de Base Comunitária operando no âmbito da infeção VIH e é constituído pelos módulos de virologia, imunidade e inflamação, abordagem inicial do doente, terapêutica antirretroviral, infeções oportunistas e co-infeções virais, patologia pulmonar, patologia cardiovascular, patologia renal, patologia metabólica e patologia psiquiátrica.

Sobre a SPMI

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte www.spmi.pt/

Partilhe:
Exit mobile version