Home » Sociedade » Escolas e universidade » Sugestões de poupança no regresso às aulas
Sugestões de poupança no regresso às aulas

Sugestões de poupança no regresso às aulas

O regresso às aulas um período que pode ser mais complicado e dispendioso, devido a despesas que nem sempre são fáceis de superar para as famílias portuguesas. A esse propósito, a Selectra faz algumas sugestões que podem ajudar a fazer algumas poupanças.

Entre a compra dos manuais escolares e a roupa nova para os miúdos, sobra pouco dinheiro para outros gastos. E embora existam algumas despesas das quais é difícil “fugir”, há muitas outras que podem ser reduzidas com pequenos truques e que acabam por equilibrar o orçamento familiar. Quer saber como pode poupar neste regresso às aulas? A Selectra- especialista em matérias de poupança explica-lhe tudo!

– Defina um orçamento máximo

Manuais, estojo, canetas, dossiers…a lista para o regresso às aulas parece nunca mais acabar. E se não levar uma lista com o que realmente necessita para o supermercado, acredite que é muito provável que acabe por comprar material que afinal até tinha em casa. Por isso, o melhor é mesmo definir um orçamento máximo do que prevê gastar neste início de ano letivo e cumprir com os limites que estabeleceu.

– Não vá às compras ao final do dia

Para além de serem as horas mais caóticas nos supermercados, no final do dia é também quando nos sentimos mais cansados, ou seja, não estamos com paciência para escolher minuciosamente os produtos e comparar as melhores ofertas. Assim, deverá optar por ir às compras no fim-de-semana bem cedo ou às horas de almoço durante a semana.

– Guarde todas as faturas que podem servir para o IRS

Muitas das despesas relacionadas com a educação são passíveis de deduzir no IRS, sendo por isso importante guardar todas as faturas com o número de contribuinte associado caso seja preciso apresentá-las mais tarde.

– Aguarde pelas promoções

Tudo o que não for urgente, como um par de sapatos novos ou um casaco já a pensar no inverno, pode esperar pela época de promoções. Este mês já tende a ser dispendioso o suficiente para ainda gastar mais dinheiro com coisas que pode perfeitamente comprar depois.

– Comece a fazer um plano de refeições mensal

Já ouviu falar de “meal prep”? Pois bem, apesar de este conceito estar bastante na moda, a verdade é que permite obter grandes poupanças. Isto porque, ao destinar um dia para preparar as refeições dos restantes dias da semana, evita ceder à tentação de encomendar ou ir ao restaurante naqueles dias em que tudo o que menos lhe apetece é cozinhar.

– Reveja os seus contratos de telecomunicações

Setembro é tipicamente um mês de recomeços, por isso porque não aplicar esse lema também nos seus contratos? Reveja os critérios do seu pacote de telecomunicações e, se este estiver perto de terminar o período de fidelização, tente negociar as condições com a sua operadora. Visto que as empresas não têm qualquer interesse em perder clientes, muitas até oferecem descontos para manter o consumidor fidelizado.

– Mude de comercializadora

Já que o objetivo é reduzir ao máximo todas as despesas, fique a saber que ao mudar de comercializadora de energia consegue poupar entre 150 a 200€ por ano. Esta dica serve para todos, mas consegue ser particularmente útil para quem já tem a mesma tarifa contratada há um período de tempo considerável, visto que os preços podem encontrar-se desatualizados.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.