Teresa Bonvalot garantiu, este domingo, a conquista do sexto título nacional da carreira, aos 25 anos, depois de ter vencido o Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2025. A prova masculina foi vencida por Francisco Ordonhas na praia do Areal de Santa Bárbara, com Luís Perloiro a sair dos Açores na liderança do ranking masculino.
O dia final do Allianz Ribeira Grande Pro arrancou pela manhã, com as meias-finais masculinas. Na primeira bateria Francisco Ordonhas teve um duelo intenso e muito equilibrado frente a Manuel Pirujinho, que antes desta etapa nunca tinha passado a ronda 2 da Liga MEO Surf. E foram somente 0,15 pontos a definir o vencedor, com Ordonhas a conseguir repetir a presença na final da prova açoriana.
Na outra meia-final, com muitas decisões em jogo, Matias Canhoto deu show e alcançou o triunfo frente a Martim Nunes. Dessa forma, Canhoto alcançou a primeira final da carreira na Liga MEO Surf, manteve-se na luta pelo troféu Allianz Triple Crown masculino e ainda fez com que Martim Nunes não chegasse à liderança do ranking masculino, que continua, assim, na posse de Luís Perloiro.
A final feminina foi para a água com as duas surfistas que tinham estado na decisão das duas etapas anteriores e com o título nacional em jogo. Teresa Bonvalot não deu hipóteses a Maria Salgado, conquistando a vitória, com 12,10 contra 9 pontos. Um desfecho que valeu o sexto título nacional da carreira para Teresa Bonvalot, além da 30.ª vitória da carreira em etapas da Liga MEO Surf, a terceira das quais nos Açores.
“É sempre especial conquistar o título, sobretudo depois de sagrar-me campeã de forma antecipada, tal como no ano passado”, começou por dizer Teresa Bonvalot, após a final. “Adoro os Açores. Mesmo com o mar mais pequeno, as ondas continuaram a estar divertidas neste dia final. Que venham mais vitórias!”, rematou.
Na final masculina, Ordonhas tentava repetir o triunfo do ano anterior, enquanto Matias Canhoto procurava confirmar o domínio que mostrou ao longo de todo o evento. O jovem surfista de Peniche teve uma entrada mais forte, mas Francisco Ordonhas respondeu na segunda metade da bateria, voando para a liderança da bateria e para a vitória final, com 15,80 contra 14,20 pontos.
“Comecei a ficar um pouco perdido após o arranque do Matias, mas depois consegui apanhar uma onda”, começou por frisar Francisco Ordonhas, que, tal como Teresa, repetiu o triunfo alcançado no ano passado na etapa açoriana. “Depois da primeira onda consegui apanhar o meu ritmo e foi uma boa reviravolta, embora já não estivesse à espera. Os Açores estão no meu coração, pois conquistei aqui as minhas duas vitórias na Liga MEO Surf”, acrescentou.
Resultados finais do Allianz Ribeira Grande Pro:
Final masculina: Francisco Ordonhas, 15,80 pontos x Matias Canhoto, 14,20 pontos
Final feminina: Teresa Bonvalot, 12,10 pontos x Maria Salgado, 9 pontos
Prio Best Wave: Matias Canhoto, 9,50 pontos
Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot, 15,40 pontos
Waversby Round: Teresa Bonvalot, 15,40 pontos
ANS Expression Session: Jaime Veselko
Ribeira Grande Best Surfer: Peter Healion
Wildcards Quiksilver Fest: Teresa Bonvalot e Luís Perloiro