Home » Desporto » Surf & BodyBoard » Surfista João Kopke dá a conhecer as pranchas de Agave
Surfista João Kopke dá a conhecer as pranchas de Agave

Surfista João Kopke dá a conhecer as pranchas de Agave

João Kopke realiza um dos seus sonhos de surf: “shapar” uma prancha. Só que em vez de uma prancha feita com os materiais tradicionais à base de petróleo como as espumas de epoxy ou Poliuretano, o surfista contador de histórias viu-se a braços com a oportunidade de esculpir uma prancha de…agave.

Sim, o agave cujo xarope podemos encontrar nas secções de “comida saudável” dos supermercados é uma planta que pode ser usada para fazer pranchas de surf. Pelo menos é esse o projeto que João Kopke leva à Jobsite, na Ericeira, usando um bloco fornecido por Adrian Kuschkle, empresário alemão (Eco Surf Supply) que importa os restos da colheita de agave do Quénia, transformando os desperdícios desta cultura agrícola em blocos para pranchas de surf.

O potencial é extraordinário, conforme dá conta João Kopke: “Fiquei verdadeiramente impressionado com a resistência do material, a leveza, que é muito semelhante às dos blocos tradicionais, e com o bónus de ser totalmente sustentável. Este material, se não fosse utilizado nestes blocos seria queimado como desperdício. É incrível e super ecológico. E ainda por cima, apesar de ser ligeiramente mais pesado, tem alto comportamento na água. E tudo sem custo ecológico. Fiquei convencido!”

Se quiseres conhecer mais deste projeto, é aceder AQUI e ver o quarto episódio deste MOVIMENTO.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.