A iniciativa da TAP que criou encostos de cabeça com um bordado de Vila Verde e motivos dos Lenços de Namorados, foi reconhecida pela Simpliflying, uma das maiores consultoras especialistas em marketing e inovação na aviação, como a melhor ativação de marca a bordo entre as várias companhias aéreas.
O Lenços de Namorados de Vila Verde, no distrito de Braga, é uma tradição que remonta ao século XVIII, foi a iniciativa da TAP no passado dia 14 de fevereiro, que continua a assumir-se como embaixadora dos produtos portugueses, dando um forte contributo para a economia local da região do norte do país.
Esta consultora analisou a forma como as diversas companhias aéreas comunicaram o conceito de Amor associado ao Dia de São Valentim, avaliando como pode uma marca destacar-se e criar maior afinidade com os seus clientes.
A TAP surge em primeiro lugar nesta análise, sendo considerada a melhor ativação de marca por ter destacado o seu amor pela tradição e identidade portuguesas através dos Lenços de Namorados, que vestiram os aviões de longo curso no dia 14 de fevereiro.
A divulgação dos Lenços de Namorados, peça de artesanato tão única e exclusiva da cultura portuguesa, contribuiu, de acordo com a Simpliflying, para que a ação tivesse um toque mais pessoal e emotivo, gerando esta ação um maior impacto junto dos clientes.
Esta iniciativa da TAP, em conjunto com o Município de Vila Verde e a Cooperativa Aliança Artesanal, divulgou o artesanato regional português a bordo da sua frota, assinalando o Dia dos Namorados, num dia de operação que contou com mais de 280 voos para 70 dos 81 destinos da Companhia, tendo sido transportados mais de 28.500 passageiros.
O resultado desta análise realizada pela Simpliflying pode ser consultado em: simpliflying.com/2016/airline-valentines-day.