Home » Ciência & Tecno » TECNOLOGIA EM ACÇÃO NO FUTEBOL

TECNOLOGIA EM ACÇÃO NO FUTEBOL

Desde a aprovação da tecnologia da linha de golo (TLG), protocolada pela FIFA oficialmente no fim de 2012, após período de testes em diversos torneios, a estreia do Chelsea na Premier League acabou por ser contemplada com a primeira intervenção da TLG num jogo de futebol.

Quando os Blues já venciam o Hull City por 2 a 0 quando Ivanovic cabeceou e o guarda-redes McGregor defendeu em cima da linha.

Com a dúvida se a bola havia passado ou não da linha do golo, “o Hawk-Eye”, sistema escolhido pela Premier League, entrou em ação e não identificou o golo, já que o relógio do árbitro Jonathan Moss não vibrou. Os jogadores do Chelsea não reclamaram, mas, José Mourinho foi até ao quarto árbitro e perguntou se seu relógio tinha vibrado. Quando viu que não tinha sido esse o caso, ele riu-se e ainda conversou com Steve Bruce, técnico adversário.

Antes de ser aprovada pela FIFA, o “Hawk-Eye” já é usado com sucesso no tênis. A tecnologia cria mais de 2000 imagens por segundo, que são enviadas para um computador remoto e este avisa o relógio dos árbitros se houve ou não golo. Quando ele vibra é porque a bola passou da linha de golo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.